‘De pequenino se torce o pepino’ para ser bombeiro em Fafe

Inscrições estão abertas
'de pequenino se torce o pepino' para ser bombeiro em fafe
Foto: BV Fafe / Arquivo

Os Bombeiros Voluntários de Fafe (BVF) têm as inscrições abertas para a sua escola de infantes e cadetes. A corporação fafense está neste momento a integrar elementos entre os 10 e os 15 anos. O objetivo é completar as equipas, masculina e feminina, que irão participar no Bombeirinho de Ferro 2026 e no Concurso Nacional de Manobras. No ano passado, as equipas de Fafe alcançaram dois segundos lugares, em masculinos e femininos.

A escola de infantes e cadetes dos BVF está a preparar o próximo ano, depois da época de 2025 se ter saldado por um grande sucesso.

“Por um lado, foi a primeira vez que conseguimos levar uma equipa feminina, por outro, trouxemos dois segundos lugares”, conta o sub-chefe Hélder Pereira. 

'de pequenino se torce o pepino' para ser bombeiro em fafe
Foto: BV Fafe / Arquivo

Para 2026, o objetivo é não baixar a fasquia. “Durante vários anos, participamos com uma equipa mista porque não tínhamos elementos femininos suficientes, não queremos voltar a esses tempos”, refere.

Durante o verão, aproveitando a paragem das atividades letivas, os BVF organizam atividades para dar a conhecer a estes jovens bombeiros, o funcionamento da proteção civil e da própria atividade de bombeiro. No passado domingo (dia 27), os 30 elementos que, atualmente, frequentam a escola foram visitar o Centro de Meios Aéreos de Fafe, onde está estacionado um dos helicópteros do dispositivo de combate aos fogos rurais.

Os infantes (6 aos 13 anos) e os cadetes (14 aos 17 anos) conheceram o piloto, tiveram oportunidade de entrar dentro do helicóptero e destravar conhecimento com os elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR que fizeram demonstrações de algum do equipamento que usam.

No dia 06 de julho, os jovens bombeiros fafenses visitaram o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, que tem instalações em Fafe. Os “bombeirinhos” foram guiados pela segundo comandante Celina Oliveira e ficaram a conhecer a estrutura onde é feita a coordenação de operações e a gestão dos meios durante as situações de emergência.

'de pequenino se torce o pepino' para ser bombeiro em fafe
Foto: BV Fafe / Arquivo

Durante o mês de agosto a atividade da escola de infantes e cadetes abranda, “para os miúdos terem as suas férias” e porque os operacionais também não conseguem “dar a atenção que merecem, com os fogos que habitualmente há nesta altura”.

'de pequenino se torce o pepino' para ser bombeiro em fafe
Foto: BV Fafe / Arquivo

Em setembro, porém, o objetivo é retomar os treinos para as provas em que participam. “Logo que a atividade de incêndios reduza, começamos a treinar”, aponta Hélder Pereira.

Provas competitivas servem de aliciante para treino

Os BVF, através da sua escola, vão participar no Bombeirinho de Ferro, em maio, e no Concurso Nacional de Manobras, em junho.

No primeiro caso, “é uma prova organizada pelos Bombeiros Voluntários de Lamego que consiste em subir o escadório de Nossa Senhora dos Remédios, executando várias provas pelo caminho”. No cimo, há uma sineta que os concorrentes têm de tocar, para marcar o fim da prova. Ganha quem fizer menos tempo.

O Concurso de Manobras é composto por provas em que os jovens bombeiros são desafiados a desempenhar a função “à moda antiga”, transportando as pesadas mangueiras e acionando bombas manuais. O concurso também envolve a passagem de obstáculos e uma corrida de estafetas. É para isto que os bombeiros treinam ao longo do ano.

'de pequenino se torce o pepino' para ser bombeiro em fafe
Foto: BV Fafe / Arquivo

O sub-chefe Hélder Pereira, que tem os seus dois filhos (de quatro e 16 anos) envolvidos nas atividades dos bombeiros, lança o apelo aos pais e aos jovens para que se inscrevam na escola de infantes e cadetes.

“Até porque, há uma forte possibilidade de, no próximo ano, o Concurso Nacional de Manobras ser realizado em Guimarães, que também está a lançar uma escola, e nós, a jogar em casa, queremos ter a melhor representação”, anunciou o subchefe.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Jovem andava de mota durante a noite a atear fogos em guimarães e fafe

Jovem andava de mota durante a noite a atear fogos em Guimarães e Fafe

Próximo Artigo
Os números do euromilhões

Os números do Euromilhões

Artigos Relacionados