Custos de construção de habitação nova aumentam 5,9% em termos homólogos

Segundo o INE
Custos de construção de habitação nova aumentam 5,9% em termos homólogos
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

Os custos de construção de habitação nova deverão ter aumentado 5,9% em abril em termos homólogos, mais 1,3 pontos percentuais face ao observado no mês anterior, informou hoje o INE.

Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, medido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 3,7% e de 9% face ao período homólogo e 2,6% e 7,4% no mês anterior.

“Esta aceleração reflete em parte o efeito de base associado à redução de custos verificada em abril de 2020”, sinaliza o INE.

O custo da mão de obra contribuiu com 3,7 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do índice e a componente dos materiais contribuiu com 2,2 pontos percentuais.

A taxa de variação mensal foi de 0,3% em abril, com o custo dos materiais a aumentar 0,8% e o custo da mão de obra a diminuir 0,4%.

As componentes mão de obra e materiais contribuíram com 0,5 e -0,2 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do índice.

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova é uma estatística derivada que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Despiste faz um ferido na a3

Despiste faz um ferido na A3

Próximo Artigo
Passeios de barco no rio minho começam no verão entre monção, valença e galiza

Passeios de barco no rio Minho começam no verão entre Monção, Valença e Galiza

Artigos Relacionados