Criminalidade reportada diminuiu 6,4% mas crimes violentos aumentaram

Relatório
Criminalidade reportada diminuiu 6,4% mas crimes violentos aumentaram
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO (Arquivo)

A criminalidade reportada às autoridades diminuiu 6,4% entre janeiro e agosto deste ano, mas o crime violento aumentou, revelou hoje o ministro da Presidência. 

“De janeiro a agosto, os níveis de criminalidade reportada desceram 6,4%, menos 16.000 crimes reportados. Os números que temos mostram que o crime desceu em Portugal, mas também sabemos que o crime violento aumentou. O crime violento com furto aumentou”, disse António Leitão Amaro no parlamento.

Questionado na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias sobre a relação entre a imigração e a criminalidade, o ministro recusou esta associação e as generalizações.

“Não podemos ignorar os medos e perceções dos portugueses, mas também não devemos incentivá-los. Não são aceitáveis as generalizações indecentes, nem afirmações de associações falsas” como a que liga a imigração e o crime, “que a realidade e os números desmentem”. 

O ministro concordou com a preocupação dos deputados “com o aumento da criminalidade violenta”.

No entanto, considerou que o ponto é este: “Tratarmos o crime como um problema de crime e de ordem e a necessitar de fiscalização e não como um problema de estigmatização e criação de ódio no discurso público”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Perto de sete mil professores com acerto salarial em outubro pelo tempo de serviço

Perto de sete mil professores com acerto salarial em outubro pelo tempo de serviço

Próximo Artigo
Supremo tribunal dá razão a municípios do alto minho contra linha de alta tensão

Supremo Tribunal dá razão a municípios do Alto Minho contra linha de alta tensão

Artigos Relacionados