A ‘crater’a que se abriu na Rua D. Afonso Henriques, em São Romão de Corononado, Trofa, distrito do Porto, ainda não foi reparada, mesmo depois de já terem passado quase quatro meses desde o acontecimento.
Segundo o Jornal de Notícias, só esta semana foi colocada uma máquina relacionada com construção ao lado do buraco, dando a entender que as obras de requalificação devem começar em breve.
Como O MINHO noticiou, o buraco aluiu alguns dias depois de a obra ter sido inaugurada pela Câmara da Trofa e pela Junta de Freguesia. Na altura, a autarquia justificou o problema com uma fossa sética que não estava cadastrada nas redes municipais de saneamento.
Inaugurada em 29 de junho
A obra em causa, requalificação da Rua dos Descobrimentos, foi inaugurada no dia 29 de junho em São Romão de Coronado, de forma a proporcionar a “todos os moradores e comerciantes, uma melhoria das condições de circulação e estacionamento”.
Na altura, o PSD da Trofa salientou que se tratava de um “investimento superior a 1.1 milhões de euros que denota por parte do executivo camarário (PSD) uma constante preocupação em investir na vila do Coronado”.
Contudo, o passeio aluiu passado uns dias, levando a que o PS da Trofa, através de Bruno Silva Martins, criticasse “o resultado de uma obra milionária de reparação do centro de S. Romão, à vista de todos”.
Foi apontada “ausência de planeamento e de condições de segurança pondo em risco todos os utilizadores desta zona comercial e residencial”.
A autarquia respondeu, alegando que o aluimento “não se deveu a qualquer defeito de obra ou má execução da empreitada”.
“De acordo com o observado no local pelos técnicos do Município da Trofa, o aluimento deveu-se à existência de uma fossa sética, da qual não há qualquer registo cadastral nas redes de saneamento, nem consta do projeto da urbanização existente na Rua Infante D. Henriques, motivo pela qual não foi identificada durante a recente empreitada da Ciclovia do Coronado”, apontou a Câmara.