Sete utentes e uma funcionária infetados no lar da Misericórdia de Monção

Covid-19

O novo coronavírus chegou ao lar da Santa Casa da Misericórdia de Monção, provocando oito contágios, anunciou hoje a Mesa Administrativa em comunicado.

Cinco mulheres e dois homens resultaram positivo nos testes de despistagem realizados ao longo da última semana, assim como uma funcionária, que já estará em confinamento obrigatório.

No comunicado, a Santa Casa de Monção destaca que nenhum dos utentes apresentou sintomas, considerando os resultados positivos como “estranhos”, embora não queira “tecer considerações.

Para a Mesa, esta é a “altura de agilizar processos tendentes a minorar efeitos e buscar soluções”.

A Câmara de Monção já disponibilizou uma unidade hoteleira “de grande dimensão” para a transferência de 15 utentes já validados como potenciais não portadores de vírus, uma vez que os seus resultados apontaram negativo.

“Temos esperança de continuar a transferir mais, nos próximos dias (inclusive hoje ao final da tarde), e sempre que novos resultados vão chegando”, refere a mesma nota.

“Esta poderá ser considerada a fase menos delicada, pois, contrariamente iremos proceder à colocação dos positivos numa ala específica, de modo a evitar contágios entre idosos e a possibilitar uma desinfecção geral antes de reabertura”, aponta o documento.

O concelho de Monção regista 11 casos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com o relatório epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que não contabilizam ainda estes novos dados.

Há 1.520 casos confirmados no Minho, mais 99 do que ontem. Braga, com 579 (+33 do que ontem) casos confirmados, Famalicão com 193 (+13) e Guimarães com 189 (+15) são os concelhos da região mais atingidos pela pandemia.

Portugal regista hoje 470 mortos associados à covid-19, mais 35 do que na sexta-feira, e 15.987 infetados (mais 515), indica o boletim. Há 266 casos recuperados, mais 33 que ontem.

A pandemia da covid-19 já matou mais de 103 mil pessoas s e infetou mais de 1,7 milhões em 193 países e territórios. Dos casos de infeção, mais de 341 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Abdicou de três ordenados para oferecer 'foda à Monção' às instituições

Próximo Artigo

Misericórdias de Viana do Castelo contra estadia de idosos infetados nos lares

Artigos Relacionados
x