Cosmonautas russos chegam à Estação Espacial vestidos com cores da Ucrânia

Apoio ou coincidência?

Três cosmonautas russos chegaram ontem à Estação Espacial Internacional (EEI) vestidos de amarelo e azul – as cores da bandeira ucraniana que têm servido como apoio àquele país, face à invasão russa.

Existe a especulação que se trata de uma mensagem subliminar, mas poderá tratar-se apenas de uma coincidência, de acordo com várias jornais internacionais, como avançam o The Guardian, o New York Times ou o Business Insider.

Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov partiram numa cápsula russa a partir do Cazaquistão na noite de sexta-feira, e chegaram à EEI  três horas depois, de acordo com a Associated Press. Esta foi a primeira chegada de russos àquela estação desde que começou a agressão militar.

Vários astronautas da NASA recorreram às redes sociais para destacar um alegado “apoio à Ucrânia” levada a cabo pelos cosmonautas, como foi o caso do conhecido Scott Kelly – estrela de um documentário sobre como é viver quase um ano naquela estação na órbita baixa terrestre.

Já os cosmonautas não disseram que aquelas cores eram um apoio à Ucrânia, apenas que foram eles a escolher e que havia “muito material amarelo” à escolha – e assim escolheram.

O astrónomo de Harvard, Jonathan McDowell, salientou que os cosmonautas frequentaram a Universidade Bauman, em Moscovo, onde as cores azul e amarelo são as oficiais, daí poder ter-se dado essa escolha.

Os cosmonautas vão passar seis meses e meio na EEI, acompanhados de outros dois colegas russos, quatro americanos e um alemão, que já lá se encontravam.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Morreu Américo Sequeira, ex-presidente da Câmara de Arcos de Valdevez

Próximo Artigo

Historiador de Fafe distinguido pela comunidade portuguesa na Venezuela

Artigos Relacionados
x