As inscrições para a primeira edição da Corrida e Caminhada do Património Mundial, que se realiza em Guimarães no próximo dia 13 de dezembro, pelas 17h30, estão abertas até ao dia 10 de dezembro. Integrada nas comemorações do 14º aniversário da elevação do centro histórico a Património Cultural da Humanidade, a Câmara Municipal de Guimarães e o Guimarães Corre Corre vão organizar um evento desportivo onde decorrerão atuações musicais em cinco espaços culturais ao longo do seu percurso.
A iniciativa, com a duração estimada de duas horas, não tem características competitivas e está aberta à participação de todas as pessoas, que tanto podem participar na corrida como na caminhada, ambas com 8 quilómetros de extensão, num itinerário seletivo que percorre várias ruas e vielas de Guimarães, com passagem por monumentos emblemáticos, no interior dos quais estão previstas performances musicais.
A atividade desportiva e cultural funde-se num só elemento e os participantes serão surpreendidos com atuações de jovens músicos vimaranenses na passagem pela Plataforma das Artes e da Criatividade, no Centro Cultural Vila Flor, no Instituto de Design, no Museu de Alberto Sampaio e no Paço dos Duques de Bragança.
O Largo da Oliveira foi o local escolhido para a partida e chegada deste evento desportivo e cultural, com inscrição gratuita, mas limitada a um número máximo de 1.000 participantes, sendo 650 para a caminhada e 350 para a corrida. A organização garante o seguro de responsabilidade civil a todos os intervenientes nesta iniciativa, que tem o apoio da Tempo Livre, Bombeiros Voluntários de Guimarães, Polícia de Segurança Pública, Paço dos Duques de Bragança, Museu de Alberto Sampaio e Centro Cultural Vila Flor.
As inscrições decorrem até ao dia 10 de dezembro de 2015 e devem ser efetuadas através do website oficial da prova, na Tempo Livre ou no Balcão Único da Câmara Municipal de Guimarães.
O kit do atleta é composto por uma t-shirt técnica, que terá de ser levantada do dia 09 ao dia 11 de dezembro, até às 17h30, no Posto de Turismo da Praça de S. Tiago, mediante a apresentação do comprovativo de inscrição.