Correspondente há 34 anos em Moscovo recebido com aplausos na RTP

Evgueny Mouravitch terá sido forçado a abandonar Rússia
Correspondente há 34 anos em moscovo recebido com aplausos na rtp

Evgueny Mouravitch é um nome que não soa estranho aos portugueses. Desde 1988 que é um dos correspondentes da RTP em Moscovo, na Rússia. Esta quarta-feira, foi recebido com aplausos nos estúdios da televisão pública depois de, alegadamente, ter sido forçado a sair do país.

Quem o conta é a conhecida jornalista e pivô Dina Aguiar, da mesma estação televisiva, que descreve a “receção espontânea a Evgueny Mouravitch na redação”.

Dina Aguiar diz que o colega “foi forçado a sair da Rússia depois de o poder russo ter fechado o cerco à comunicação social e impedido a liberdade de expressão”.

E acrescentou: “Diria que é um dos heróis do jornalismo pelo seu rigor e pela sua coragem …e que falta que faz ao jornalismo e a esta guerra o seu ponto de vista”.

“Uma referência para muitos jornalistas portugueses. Um ser humano especial e um grande artista”, referindo-se, nesta última adjetivação, ao músico de jazz que Evgueny também é.

Correspondente há 34 anos em moscovo recebido com aplausos na rtp
Foto: Facebook / Dina Aguiar

Em 2018, Evgueny Mouravitch foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Oficial da Ordem de Mérito Civil “por 30 anos de um trabalho em que tem dado a conhecer a Rússia aos portugueses”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pena suspensa para idoso que violou jovem rapariga com atraso mental em esposende

Pena suspensa para idoso que violou jovem rapariga com atraso mental em Esposende

Próximo Artigo
Golo ao braga "foi momento mais especial da carreira" do gilista henrique gomes

Golo ao Braga "foi momento mais especial da carreira" do gilista Henrique Gomes

Artigos Relacionados