Coordenador da UTAO dá aula aberta na UMinho

Rui Nuno Baleiras vai analisar Orçamento de Estado
Foto: Lusa

A Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG) da UMinho realiza uma Aula Aberta intitulada “A Propósito do Orçamento do Estado para 2025”, ministrada por Rui Nuno Baleiras, coordenador da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República. A sessão terá lugar na quinta-feira) às 11:00, no Auditório dst da EEG, no campus de Gualtar, em Braga.

Rui Nuno Baleiras combina uma experiência que alia teoria e prática enquanto economista, com um percurso que inclui mais de 11 anos de serviço público e 21 anos de dedicação à docência e investigação.

Entre outros cargos de relevo, foi secretário de Estado do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, onde liderou a estratégia de utilização de 21.500 milhões de euros em fundos estruturais da UE (QREN) e superintendeu a gestão financeira de um ministério com cerca de 4.000 trabalhadores e um orçamento anual de 700 milhões de euros.

Atualmente, como coordenador da UTAO, desempenha um papel na análise das políticas orçamentais e na avaliação crítica e construtiva do processo institucional do Orçamento do Estado. 

Em comunicado, a EEG explica que, nesta Aula Aberta, Rui Nuno Baleiras irá explorar três dimensões principais relacionadas com o Orçamento do Estado para 2025: o seu percurso profissional como exemplo de interligação entre a academia e a prática ao serviço das políticas públicas; o papel das Instituições Orçamentais Independentes em Portugal e no mundo; e o processo de elaboração, discussão e aprovação da proposta de Orçamento do Estado, destacando os números, as políticas e as regras que sustentam este instrumento fundamental. 

Segundo Rui Nuno Baleiras, “o Orçamento do Estado é o que é e o que não deveria ser”, e este momento de partilha com a comunidade académica será também uma oportunidade para refletir sobre os desafios e as escolhas que Portugal enfrenta na arrecadação e utilização de recursos financeiros públicos. 

A iniciativa insere-se no ciclo de seminários “EEGConnect”, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais da EEG (EEGenerating Skills), que visa “aproximar a academia da sociedade através de iniciativas de partilha com figuras de relevo nas áreas da economia, gestão e ciência política”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x