Seguir o O MINHO

Braga

Cooperativa Fruta Feia já evitou o desperdício de 10 toneladas de alimentos em Braga

em

Foto: Divulgação

Com pouco mais de dois meses em Braga, a Fruta Feia já evitou o desperdício de 10 toneladas de alimentos na delegação do concelho, revelou esta sexta-feira a O MINHO fonte da cooperativa.

A cooperativa resulta de uma ideia da fundadora Isabel Soares para aproveitar cerca de um terço da fruta e vegetais que os supermercados desperdiçam, por considerarem que não têm o aspeto perfeito que os consumidores procuram ou o calibre necessário.

Fruta Feia. Fotos: Divulgação

No país, a Fruta Feia conta com 158 agricultores como parceiros, sendo que, desta rede, 70 abastecem a delegação de Braga, que conta com um total de 293 associados.

A Fruta Feia espera continuar a abrir delegações, embora a um ritmo “menos desenfreado”, lembrando que ainda há agricultores a precisar de ajuda e 14 mil pessoas em lista de espera.

Atualmente, as cestas de ‘fruta feia’ – pequenas (três/quatro quilos e sete variedades) e a grande (com seis/oito quilos e oito variedades) – podem ser recolhidas nas 11 delegações. Os cabazes são compostos por frutas e hortaliças, que variam semana a semana conforme a altura do ano.

Populares