Para responder à falta de mão de obra especializada, o Grupo Casais, de Braga, fez uma parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que irá lançar, no próximo ano letivo, o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias Avançadas de Construção.
Em comunicado enviado a O MINHO, a construtora bracarense explica que “esta formação surge alinhada com as necessidades de mão de obra especializada na área e resulta de uma estreita colaboração entre o IPS e o Grupo Casais”.
De acordo com a mesma fonte, o plano de estudos foi definido em estreita articulação entre os parceiros, sendo que o Grupo Casais assegura também o pagamento das propinas, estágio e integração na empresa.
“Daqui resulta uma formação vocacionada para as exigências emergentes de qualificação de recursos humanos no apoio às atividades do setor, nomeadamente na região de Lisboa e Península de Setúbal, com impacto esperado na melhoria da qualidade da construção e da competência técnica das empresas construtoras”, refere o comunicado.
O curso, inserido no programa Mais Futuro da construtora bracarense, integra a oferta formativa da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), pretendendo contribuir para a qualificação de quadros intermédios especializados do setor da Construção Civil e Obras Públicas, nomeadamente no domínio da tecnologia BIM – Técnico de modelação BIM. Técnico de apoio técnico em obra e técnico de equipas de fiscalização de obra, são algumas entre as várias saídas profissionais possíveis.
Com duração de dois anos (três semestres de aulas e um de estágio), a nova formação conta igualmente com a parceria da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, destinando-se a titulares do ensino secundário, regular e profissional, profissionais que procuram requalificação para mudar de setor atividade e outros que, já trabalhando na área, não possuem ainda todas as qualificações necessárias.
“Acreditamos que este curso é mais um passo fundamental para aproximar o ensino às reais necessidades do setor da Construção. Esta formação oferece uma combinação equilibrada entre conhecimento técnico e uma vivência prática relevante, proporcionada pela interação com o Grupo Casais e as suas diversas áreas de atividade. Trata-se de uma iniciativa concebida com foco na qualificação de novos talentos e na resposta aos desafios concretos que enfrentamos em termos de captação e desenvolvimento de competências no setor”, considera António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, citado no comunicado.
Para Ângela Lemos, presidente do IPS, este novo CTeSP “é um exemplo claro da nossa missão de formar profissionais altamente qualificados, em estreita articulação com o tecido empresarial e com foco nas reais necessidades do mercado de trabalho”.
“A parceria com o Grupo Casais, uma referência nacional e internacional no setor da construção, é estratégica e permitirá uma formação de excelência, fortemente ancorada na tecnologia BIM, hoje incontornável neste setor”. Com esta parceria, acrescenta a responsável, “reforçamos também o nosso compromisso com a empregabilidade, a requalificação profissional e o desenvolvimento económico da região”, conclui.
A primeira fase de candidaturas está a decorrer até 12 de agosto.
Os interessados podem obter mais informações sobre o curso aqui.