Concorrente do “Joker” ignora origens da Procissão da Burrinha. Junta de Braga deixa convite

Televisão
Concorrente do "joker" ignora origens da procissão da burrinha. Junta de braga deixa convite

A Junta de S. Víctor, em Braga, deixou hoje um desafio a uma concorrente do programa “Joker”, da RTP, depois de esta não ter sabido responder à questão sobre as origens da Procissão da Burrinha.

Na véspera da data da tradicional procissão (sairia amanhã às ruas caso não existisse pandemia), a autarquia liderada por Ricardo Silva, da coligação Juntos por Braga, agradeceu à RTP a divulgação, mas deixou o convite para o próximo ano.

“A concorrente não sabia a resposta correta, pelo que lançamos já aqui o convite para, no próximo ano, se deslocar a Braga e assistir à Procissão da Burrinha, que é o nome popular do cortejo bíblico Vós Sereis o Meu Povo“, pode ler-se na nota publicada na página oficial de Facebook da autarquia.

“Será um gosto receber a concorrente Alda, bem como o apresentador @vascopalmeirim na cidade de Braga, mais concretamente na freguesia de S. Victor e podermos mostrar a riqueza desta nossa procissão da Semana Santa”, conclui a publicação.

Segundo o site oficial da Semana Santa, a procissão da ‘Burrinha’ surgiu, primeiramente, “como evocação da procissão de Nossa Senhora das Angústias que marcou o quotidiano da freguesia desde a segunda metade do século XVIII e que integrava uma imagem de Nossa Senhora montada numa burrinha, que a tornou numa das mais populares da cidade de Braga”.

Inicialmente, o cortejo realizava-se no primeiro domingo de Julho, mas após um “tempo de interregno” seria “integrada na Semana Santa em 1960, tendo decorrido até 1973”.

Volta a ser retomada em 1998, “deixando de lado o ideário devocional das Dores de Maria e centrando-se na narrativa da história da Salvação, desde Abraão até Jesus Cristo”.

Um dos últimos quadros repete o episódio bíblico da Fuga para o Egipto, com a representação de Nossa Senhora da ‘Burrinha’, (daí o nome mais popular da procissão), o quadro mais apreciado pelas pessoas que assistem.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Câmara substitui abrigos temporários por 'casas' para colónia de gatos em braga

Câmara substitui abrigos temporários por 'casas' para colónia de gatos em Braga

Próximo Artigo
Enfermeiros criticam precariedade e exigem respostas ou avançam com formas de luta

Enfermeiros criticam precariedade e exigem respostas ou avançam com formas de luta

Artigos Relacionados