Seguir o O MINHO

Braga

Concorrente do “Joker” ignora origens da Procissão da Burrinha. Junta de Braga deixa convite

Televisão

em

Foto: Reprodução do Facebook de Junta de S. Víctor

A Junta de S. Víctor, em Braga, deixou hoje um desafio a uma concorrente do programa “Joker”, da RTP, depois de esta não ter sabido responder à questão sobre as origens da Procissão da Burrinha.

Na véspera da data da tradicional procissão (sairia amanhã às ruas caso não existisse pandemia), a autarquia liderada por Ricardo Silva, da coligação Juntos por Braga, agradeceu à RTP a divulgação, mas deixou o convite para o próximo ano.

“A concorrente não sabia a resposta correta, pelo que lançamos já aqui o convite para, no próximo ano, se deslocar a Braga e assistir à Procissão da Burrinha, que é o nome popular do cortejo bíblico Vós Sereis o Meu Povo“, pode ler-se na nota publicada na página oficial de Facebook da autarquia.

“Será um gosto receber a concorrente Alda, bem como o apresentador @vascopalmeirim na cidade de Braga, mais concretamente na freguesia de S. Victor e podermos mostrar a riqueza desta nossa procissão da Semana Santa”, conclui a publicação.

Segundo o site oficial da Semana Santa, a procissão da ‘Burrinha’ surgiu, primeiramente, “como evocação da procissão de Nossa Senhora das Angústias que marcou o quotidiano da freguesia desde a segunda metade do século XVIII e que integrava uma imagem de Nossa Senhora montada numa burrinha, que a tornou numa das mais populares da cidade de Braga”.

Inicialmente, o cortejo realizava-se no primeiro domingo de Julho, mas após um “tempo de interregno” seria “integrada na Semana Santa em 1960, tendo decorrido até 1973”.

Volta a ser retomada em 1998, “deixando de lado o ideário devocional das Dores de Maria e centrando-se na narrativa da história da Salvação, desde Abraão até Jesus Cristo”.

Um dos últimos quadros repete o episódio bíblico da Fuga para o Egipto, com a representação de Nossa Senhora da ‘Burrinha’, (daí o nome mais popular da procissão), o quadro mais apreciado pelas pessoas que assistem.

Populares