O Circuito Internacional de Vila Real integra o calendário de 2025 da TCR World Tour, a competição herdeira da Taça do Mundo de carros de turismo (WTCR), extinta em 2022, anunciou hoje a Federação Internacional do Automóvel (FIA).
O Conselho Mundial da FIA, reunido no Ruanda, aprovou os diversos calendários mundiais do desporto automóvel, incluindo Vila Real como a quarta das oito provas desta competição, em 05 e 06 de julho.
Este campeonato arranca em 02 e 03 de maio, no México, e passa ainda por Espanha (14 e 15 de junho, em Valência), Itália (21 e 22 de junho, em Monza), Portugal, Austrália (12 e 14 de setembro), Coreia do Sul (18 e 19 de outubro), China (01 e 02 de novembro) e Macau (13 a 16 de novembro).
Em comunicado, a autarquia transmontana anunciou, ainda, o regresso do Campeonato de Portugal de Velocidade às ruas de Vila Real.
“Adicionalmente, regressará a Vila Real em 2025 o CPV – Campeonato Portugal Velocidade, onde encontramos algumas das mais excitantes máquinas e pilotos que disputam provas automobilistas em Portugal e em Espanha. Este campeonato, que junta carros GT4 e TCR, apresenta a melhor grelha dos últimos anos, onde pontuam marcas como Aston Martin, Porsche, Audi, BMW ou Mercedes AMG”, lê-se.
Além destes dois regressos, Vila Real continuará a contar com o Campeonato Portugal Velocidade Clássicos e também com uma prova de Clássicos Pré-guerra.
O 54º Circuito Internacional decorre nos dias 04, 05 e 06 de julho, no ano em que a cidade de Vila Real assinalará o seu centenário.
Além das corridas, estão previstos concertos musicais e festivais gastronómicos.
O presidente da Câmara, Rui Santos, considera que “felizmente tem sido possível organizar anualmente um evento magnífico, homenageando a grande marca que são as corridas de Vila Real”.
“Em 2025 voltará a ser assim, com o esforço de todos os parceiros envolvidos, mas tentando ir ainda mais longe, já que se assinalam os 100 anos da cidade de Vila Real”, sublinhou.
Já José Silva, da Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real, admitiu “algumas limitações” pelo facto de ser um circuito citadino, mas “o colorido e o entusiasmo do público tornam Vila Real um local mágico, onde todos querem estar”.
O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, mostrou-se “muito satisfeito por ter no Circuito Internacional de Vila Real, em 2025, o Kumho FIA TCR World Tour, um campeonato do mundo que proporciona corridas ímpares e que vai abrilhantar uma prova única em Portugal”.
“Estamos certos de que pilotos e equipas vão adorar competir em Vila Real da mesma forma que o público vai adorar receber estes pilotos e equipas”, afirmou.
Além do calendário de TCR, foi ratificada a data do Rali de Portugal (15 a 18 de maio). Ainda nos ralis, Portugal perdeu as provas do Campeonato Europeu, vendo, em contrapartida, duas provas no Troféu Europeu, o Terras D’Aboboreira (01 a 03 de maio) e o Vinho Madeira (31 de julho a 02 de agosto).
Fafe acolhe a última ronda do Campeonato Europeu de Históricos de Ralis, em 07 e 08 de novembro.
No todo-o-terreno, Portugal mantém-se no calendário, com o Rali Raid BP Ultimate, de 22 a 28 de setembro, quarta das cinco rondas do Campeonato do Mundo da especialidade.
Portalegre será a sexta das oito rondas da Taça do Mundo de Bajas, de 23 a 25 de outubro, que será também a ronda final do Europeu de Bajas (que passa pela Baja Sharish, de 12 a 14 de setembro).
A Rampa da Falperra integra o Europeu de Montanha como a terceira das 11 provas e Foz Coa recebe as últimas provas dos Europeus de Cross Car e Autocrosse.
O Oeiras Eco Rally e o Eco Rally Madeira integram a Taça FIA de ecoRallies, para carros elétricos.