O cometa C/2022 E3, que completa por estes dias uma volta de quase 50 mil anos em órbita do Sol, poderá ser visto no horizonte ao escurecer a partir da noite deste sábado de uma forma mais intensa, devendo manter-se no nosso campo de visão até aos primeiros dias de fevereiro. O facto de entrarmos esta noite em período de Lua Nova permite uma maior visibilidade para ver os astros, mas será muito difícil identificar esta bola de gelo a olho nu.
De acordo com dados da NASA, o cometa E3, como é vulgarmente identificado pelos cientistas, manteve as previsões em relação ao brilho refletido, conseguidas graças a cálculos de trajetória de órbita e de tamanho do astro. Atualmente, está com magnitude de +6.5, que já fica dentro dos valores que podem ser vistos a olho nu no céu (o mínimo é +6).
O E3 está visível desde o passado dia 12, mas apenas a partir desta noite poderá ser observado a partir de Portugal, dada as abertas da nebulosidade e à mudança do ciclo da Lua. Mas para observar o cometa terá de ser num local com quase nenhuma luz artificial ao redor. Caso o consiga localizar, e se usar binóculos, poderá até ver a cauda.
Os melhores locais de observação em todo o Minho são no Parque Nacional da Peneda-Gerês e nas serras de Fafe. Há, em Viana do Castelo, o Altar das Estações, dedicado à observação de estrelas e da mudança das fases do ano, onde também poderá ser observado o cometa com maior facilidade.
Apesar de manter esse brilho assinalável, a NASA relembrou que não será igual ao cometa Neowise, que era facilmente identificável no céu noturno a olho nu, e que para ver este cometa com propriedade é aconselhado o uso de binóculos ou até mesmo de um telescópio.