O arroz de cabidela, popularmente conhecido no Minho como “pica no chão”, vai estar em destaque, sábado e domingo, nas mesas de 21 restaurantes da Póvoa de Lanhoso.
Promovido pela autarquia, este fim de semana gastronómico tem como objetivo “divulgar os produtos regionais e promover o turismo gastronómico”.
“Os fins de semana gastronómicos assumem-se como uma montra da diversidade da cozinha da nossa região e das nossas tradições minhotas”, afirma Frederico Castro, presidente da Câmara, citado no comunicado.
À edição deste ano foi acrescentado o ingrediente cultural, baseado em dois elementos históricos e patrimoniais representativos do concelho: o ex libris, Castelo de Lanhoso, e a Filigrana. De que forma? Através da oferta aos clientes dos restaurantes aderentes de entradas gratuitas para a Torre de Menagem e de um cupão que habilita ao sorteio de um coração de filigrana certificada de Portugal, produzido pelos filigraneiros locais.
“Uma associação que também ajuda a reforçar a identidade da Póvoa de Lanhoso, como terra da Maria da Fonte, do Castelo de Lanhoso e da Filigrana”, salienta a Câmara.
Os visitantes que optarem por ficar alojados no concelho, poderão ainda usufruir de um desconto de 10% em todos os alojamentos turísticos associados a esta iniciativa
Este é o penúltimo fim-de-semana gastronómico desta iniciativa que termina no próximo mês de novembro com as “Papas de sarrabulho e rojões”, tendo já sido a vez do “Cozido à Portuguesa”, do “Cabrito à S. José & Rochas do Pilar”, do “Senhor Bacalhau” e do “Bife à Romaria”, ficando, então, a edição de 2023 completa.