Comboios elétricos começam a circular na Linha do Minho em 22 de abril

Mobilidade
Comboios elétricos começam a circular na linha do minho em 22 de abril

A nova ligação elétrica da Linha do Minho vai ser inaugurada no próximo dia 22 de abril, disse hoje o ministro das Infra-estruturas.

Pedro Nuno Santos respondia às questões lançadas pelo deputado Jorge Mendes, eleito pelo PSD e antigo presidente da Câmara de Valença.

São boas notícias para a mobilidade local, regional e nacional uma vez que toda a Linha do Minho se encontra eletrificada até ao outro lado da fronteira.

As primeiras três carruagens elétricas, compradas pela CP – Comboios de Portugal à espanhola Renfe, e já sem amianto, são as que vão operar inicialmente nesta linha.

Segundo a CP, irão começar a operar naquela ligação três carruagens da série ARCO.

“A remoção de amianto está concluída. A CP está também a recuperar as locomotivas da série 2600, nas suas oficinas de Contumil. Até final do primeiro trimestre fica terminada toda a reparação e pintura”, adiantou.

A mesma fonte referiu ainda que “conforme forem ficando prontas mais carruagens serão colocadas ao serviço da linha, ajustando a oferta às necessidades dos passageiros”.

Em novembro de 2020, em comunicado, a CP informou ter concluído a operação de remoção do amianto nas 36 carruagens compradas à espanhola Renfe que precisavam daquele tipo de intervenção, antes do inicialmente previsto.

Na altura, a empresa adiantou que das sete locomotivas necessárias para a futura operação da linha do Minho, a recuperação de três ficaria concluída até ao final do primeiro trimestre de 2021.

Em 15 de setembro, a Renfe revelou que o contrato de venda de 51 carruagens à CP por 1,61 milhões de euros estipula que cabe à companhia portuguesa retirar o amianto que existe nalgumas delas, depois do Jornal Económico ter avançado, com base numa notícia do La Voz de Galicia, que o conjunto de comboios usados “envolvem um risco acrescido devido ao facto de entre os seus materiais se contar o amianto”, tendo sido essa a razão que levou a Renfe a abandonar a operação daquelas composições, entre a Galiza e o País Basco.

A CP esclareceu nesse mesmo dia que a remoção do amianto em 36 das carruagens compradas à Renfe estava prevista no plano de recuperação daquele material e que todas elas estariam descontaminadas até à primeira semana de dezembro.

A empresa referiu que a fase de construção civil [de modernização e eletrificação] acabou no final de 2020, início de 2021, tendo já sido iniciada a fase de testes, tendo em vista a certificação da linha pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) até final de março.

A modernização e eletrificação da Linha do Minho “está inserida no Plano de Investimentos Ferrovia 2020 e englobou a eletrificação do troço, instalação de sinalização eletrónica e telecomunicações, adequação de ‘layouts’, construção de novas estações técnicas para o cruzamento de comboios de mercadorias e intervenções em obras de arte e passagens de nível”.

O projeto é cofinanciado pelo programa Compete 2020.

A modernização da Linha do Minho foi anunciada em 2011, depois de afastada a possibilidade de encerramento da ligação ferroviária internacional entre a cidade do Porto e Vigo, na Galiza.

Além da eletrificação da Linha do Minho, o projeto de modernização da ligação internacional inclui supressão de passagens de nível, novas subestações, intervenções em túneis e pontes, e instalação de sistemas e telecomunicações sinalização, com um investimento global de 832 milhões de euros.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Viana lança programa para classificar arvoredo de interesse municipal

Viana lança programa para classificar arvoredo de interesse municipal

Próximo Artigo
Radiologistas do alto minho em vigília há dois dias

Radiologistas do Alto Minho em vigília há dois dias

Artigos Relacionados