Clube Náutico de Ponte de Lima: 30 anos a vencer, três décadas a formar campeões

Professor, Mestre em Ciências da Comunicação, foi presidente da direção do Clube Náutico de Ponte de Lima entre 2017 e 2022

DE PONTE DE LIMA PARA O PAÍS

Destaque de João Carlos Gonçalves

Professor, Mestre em Ciências da Comunicação, foi presidente da direção do Clube Náutico de Ponte de Lima entre 2017 e 2022

Nascido num concelho, até então, sem tradições nos desportos náuticos, o Clube Náutico de Ponte de Lima foi fundado em 21 de agosto de 1991 e teve a sua primeira época competitiva no ano de 1992, surgindo na continuidade da seção de canoagem da Escola Desportiva Limiana, que teve como grandes dinamizadores um jovem amante da modalidade, Hélio Lucas e Vítor Marinheiro, um professor que gostava de praticar canoagem.

Os primeiros passos da canoagem em Ponte de Lima tiveram um importante impulso como técnico checo Petr Mokry, também o técnico nacional, que abraçou a missão de formar e lançar a modalidade em terras do Minho.

Dois anos após a sua fundação, dois atletas do Náutico obtiveram o estatuto de alta competição. Mas o nome que atravessa toda a história do clube é Hélio Lucas, treinador de campeões como Fernando Pimenta, Nuno Barros, Duarte Lacerda, João Amorim ou Samuel Amorim, também dirigente do clube e que é a verdadeira alma do Clube Náutico, com quem se “casou” desde a sua fundação.

Entre 1992 e 1997 o clube trabalhou em instalações provisórias e precárias, primeiro num armazém localizado no centro da vila, passando depois para a antiga escola Preparatória, cujas traseiras confinavam com o Rio Lima.

Em 1993, os resultados começaram a ganhar alguma dimensão, recordando-se a conquista de cinco títulos nacionais no Campeonato Nacional de Pista.

Em 1996, registo para a primeira vitória internacional, quando Paulo Lima venceu a Regata Internacional de Sanabria em C1 cadete.

O ano de 1998 significou a grande viragem na vida do clube, com a inauguração do Centro Náutico, sede do clube até esta data, hoje Centro Náutico Fernando Pimenta, um espaço com as condições necessárias para formar campeões e onde se escreveram as páginas mais importantes da rica história do Clube Náutico de Ponte de Lima.

Foram estas instalações modelares que permitiram o alargamento da atividade, uma aposta profunda na formação e a abertura da modalidade à comunidade limiana, com o turismo náutico e as férias desportivas, que permitiram a milhares de jovens locais o primeiro contacto com a canoagem e com o rio, ao mesmo tempo que ocupavam sadiamente os seus tempos de lazer.

Foram também as novas instalações que permitiram ao clube avançar para uma nova era, a do desporto escolar, através da parceria encetada com as escolas e agrupamentos escolares do concelho.

Através deste programa, passam anualmente pelo Centro Náutico cerca de 4000 alunos. O ano de 2007 foi dourado para a história da canoagem limiana, tendo o clube pela primeira vez ascendido ao lugar cimeiro do ranking de clubes a nível nacional, posição que nunca mais abandonou até esta data, em que movimenta cerca de 250 atletas e conta já com mais de 6 milhares de associados.

Em termos de palmarés, dentro de portas venceu 16 vezes do Ranking Nacional de Clubes, 16 títulos de Campeão Nacional de Regatas em Linha (Pista/Velocidade) , 15 títulos de Campeão Nacional de Fundo, 13 títulos de Campeão Nacional de Esperanças, 13 títulos de Campeão Nacional de Maratona, em 14 ocasiões venceu a Taça de Portugal de Tripulações e a Taça de Portugal de Maratona, em 15 ocasiões venceu a Taça de Portugal de Regatas em Linha e venceu 6 vezes a Taça de Portugal de Velocidade de Tripulações.

Os seus atletas obtiveram 548 Títulos Nacionais (individuais ou em embarcação) e, desde 2007, 1102 Medalhas em Campeonatos Nacionais.

A nível internacional, em representação de Portugal, os sucessos dos atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima são também muito significativos, tendo conquistado 73 medalhas em campeonatos da Europa, do Mundo ou nos Jogos Olímpicos. Destas, 19 foram de ouro, 27 de prata e 27 de bronze, tornando o clube limiano no mais medalhado em competições internacionais, entre todos os clubes portugueses.

O trabalho do Clube Náutico de Ponte de Lima continua a dar os seus frutos e a honrar o desporto nacional pois, em agosto deste ano, em Duisburgo, Fernando Pimenta e Messias Baptista, atletas formados no clube, se sagraram campeões do Mundo.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados