O clube Braga Rugby desmentiu, hoje, numa publicação na rede social Facebook, as declarações do candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Braga, Rui Rocha, criticando o Município por não dar apoio suficiente à coletividade. Em resposta, o partido diz que mantém “integralmente” as palavras.
“É incompreensível que um projeto tão robusto como é do Braga Rugby não tenha a mesma atenção de outros”, afirmou Rui Rocha, em comunicado, que se reuniu, dia 22, com a direção do Braga Rugby, no Campo de Jogos da Caseta. Encontro em que esteve acompanhado pelo candidato à União de Freguesias de Fraião, Nogueira e Lamaçães, Fernando Costa.
O candidato falou, ainda, em “dificuldades no uso do campo (que é partilhado com outras modalidades e entidades desportivas), na logística do espaço, assim como nas condições visivelmente degradadas, nomeadamente a nível dos balneários e respetivas instalações”.
Agora, naquela publicação, e, ao que soubemos numa carta enviada à autarquia, o Braga Rugby “esclarece” que as notícias publicadas na imprensa local “sobre a discriminação dos apoios municipais não reflete a posição institucional do clube”.
E diz, ainda: “Somos uma entidade independente e apartidária, dedicada ao desenvolvimento do rugby, à formação de jovens e à promoção de valores como os de respeito, inclusão e espírito de equipa”.
O clube acrescenta: “Agradecemos à Câmara Municipal de Braga pelo apoio contínuo, fundamental para o crescimento do nosso projeto e impacto positivo na comunidade”.
400 mil investidos no Campo da Caseta
Em resposta, a estas críticas e após uma ‘troca de galhardetes’ em comunicados de ambas as partes, a Coligação respondeu que os “factos falam mais alto do que qualquer mentira”.
“Nas últimas cinco épocas desportivas, o clube recebeu 54 mil euros em apoios à formação desportiva. A isto juntam-se mais de 400 mil euros de investimento municipal no Campo da Caseta, que não tinha condições para receber jogos de rugby e hoje tem, graças ao investimento da Câmara Municipal. São apoios claros, concretos e reconhecidos pela própria direção do clube. Rui Rocha sabe disto. E, mesmo assim, mentiu”, vincou a Coligação PSD/CDS/PPM.
E disse, ainda: “Ao atacar com falsidades, Rui Rocha não ataca apenas a Câmara Municipal. Ataca e desrespeita dirigentes, atletas e famílias que se dedicam ao desporto. Esse é o sinal claro da irresponsabilidade. Os bracarenses não toleram esta forma de fazer política. Não aceitam ser tratados como menos exigentes ou menos atentos. Querem verdade e respeito. A Coligação Juntos por Braga reafirma o seu compromisso: continuar a apoiar de forma séria, consistente e justa todos os clubes e associações. O desporto de Braga é um orgulho dos bracarenses”.
Juntos por Braga quis “incendiar” a campanha
Fonte da IL de Braga sublinhou a O MINHO, esta sexta-feira, que mantém “integralmente” todas as afirmações feitas na nota de imprensa relativa à visita ao Braga Rugby, onde acusa o executivo camarário de falhar no apoio àquela coletividade.
Para a IL, em “nenhum momento se refere a falta de apoio” Câmara ao clube, contendo apenas a posição da IL de assegurar as melhores condições para a prática desportiva.
A candidatura liderada por Rui Rocha não se sente “responsável por interpretações feitas a partir desta nota que não reproduzem fielmente o seu conteúdo e, muito menos, por uma reação despropositada de João Rodrigues e da sua candidatura – Juntos Por Braga”.
Lamenta que optem por “ataques pessoais” e lancem uma “tentativa de incendiar a campanha eleitoral”.
A IL de Braga compromete-se a promover, no próximo mandato, uma discussão “aberta a todos a comunidade” no sentido de “aprimorar o regulamento municipal de apoios ao desporto em benefício da prática desportiva no concelho”.