Seguir o O MINHO

Valença

Circuito e centro interpretativo de arte rupestre criado em Valença até final do ano

Concelho vai integrar a Rede Nacional de Arte Rupestre (RNART)

em

Foto: Divulgação

Valença vai criar, até final do ano, um circuito e um centro interpretativo de arte rupestre, num investimento de 100 mil euros, para “valorizar um dos maiores núcleos no Noroeste Peninsular”, composto por mais de 115 exemplares.

Fonte autárquica, hoje contactada pela agência Lusa, explicou que o investimento a realizar até final do ano resultou de uma candidatura, já aprovada, ao PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural.

O projeto prevê, “em parceria com a empresa Ventominho – Energias Renováveis, a implementação de um circuito interpretativo e didático de visitação das gravuras identificadas no monte dos Fortes, na freguesia de Taião.

“Trata-se de criar a oportunidade para dar a conhecer este importante legado, tornando-o visitável a todo o público, nomeadamente o escolar, reforçando a oferta de turismo cultural e patrimonial do concelho”, sustentou a fonte.

Segundo aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo, “em Valença foram descobertos 115 afloramentos rochosos, com gravuras”.

“Segundo especialistas da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, trata-se de um dos maiores núcleos da arte rupestre no noroeste peninsular”, especificou.

Naquele conjunto, segundo o município, “estão incluídas algumas das mais belas e importantes composições da arte rupestre atlântica, as quais foram classificadas como Imóvel de Interesse Público (IIP)”.

“Algumas das gravuras remontam à Idade do Bronze – Ferro (1800 a.C. – 218 a.C.), tendo sido identificadas, catalogadas, fotografadas e decalcadas pelo serviço municipal de arqueologia, no âmbito da Carta Arqueológica Municipal, em parceria com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho”.

Os “115 afloramentos rochosos com gravuras estão distribuídos pelas freguesias de Verdoejo com 23, Taião com 15, Sanfins com 17, Ganfei com 24 e Gandra com 37”.

De acordo com a fonte autárquica, o “levantamento de todos os afloramentos rochosos foi iniciado há mais de quatro anos, tendo sido concluído no final de 2018″.

Na quarta-feira, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a adesão de Valença à Rede Nacional de Arte Rupestre (RNART)”.

Aquela rede “tem por objetivo promover, valorizar e capacitar os recursos patrimoniais e humanos das entidades da rede, potenciar o impacto e a missão dos sítios detentores de arte rupestre e instituir mecanismos de partilha de recursos físicos e humanos”.

A rede “conta com o apoio técnico e cientifico da Fundação Coa Parque, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto”.

Anúncio

Valença

Banda Sinfónica do Exército atua sexta-feira em Tui

No âmbito da eurocidade Tui e Valença

em

Foto: DR/Arquivo

A Banda Sinfónica do Exército Português atua na sexta-feira, pelas 21:30, no teatro municipal de Tui, em Espanha, num concerto de homenagem ao maestro Sousa Morais.

O espetáculo, com entrada gratuita, “realiza-se pela primeira vez, no âmbito da eurocidade Tui e Valença num concerto com a principal banda do Exército português, evocativa de tantas memórias das bandas militares e músicos que, ao longo de séculos, fizeram o seu percurso, também, na Praça-Forte de Valença”.

A atuação da Banda Sinfónica do Exército “abre um ciclo de concertos, em Valença e Tui, de homenagem ao maestro Sousa Morais, um dos principais compositores portugueses de sempre, com mais de 300 obras”.

“O percurso do maestro Sousa Morais começou em 1872, no Batalhão de Caçadores N.º 7, aquartelado na Praça-Forte de Valença, tendo percorrido Portugal sempre ligado à música, como músico, maestro, professor e compositor”, especifica o município minhoto.

Continuar a ler

Valença

Viagens de autocarro em Valença grátis à quarta-feira para ligar freguesias à cidade

Programa de Apoio à Redução Tarifária

em

A Câmara de Valença informou hoje que os transportes rodoviários (serviços de carreira) vão ser gratuitos à quarta-feira, entre as freguesias e a cidade.

A medida, segundo aquele município, enquadra-se no Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) e vai ser implementada a partir de quinta-feira e até 15 de dezembro.

A iniciativa “pretende, sobretudo, beneficiar a população que se desloca, à quarta-feira à feira semanal e abrange todos os residentes no concelho de Valença, de qualquer idade.

Os interessados deverão formular o pedido por escrito (formulário disponível nas juntas de freguesia, e associações sociais), para beneficiar do transporte gratuito.

Continuar a ler

Valença

Valença: Romaria em honra da senhora de Faro realiza-se na quinta-feira

Peregrinação e piquenique

em

Foto: DR/Arquivo

A romaria em honra da senhora de Faro, em Valença, vai voltar a cumprir-se, na quinta-feira, com uma peregrinação e um piquenique, informou hoje a câmara.

Em comunicado, o município adiantou que “a peregrinação a pé ao monte de Faro é o ponto alto das celebrações religiosas das Festas de Valença, de devoção a Nossa Senhora do Faro e que atrai muitos peregrinos do norte de Portugal e da Galiza”.

“Centenas de peregrinos participam nesta secular peregrinação penitencial que, às 08:00, sai da igreja da colegiada de Santo Estevão, na cidade, 0 e termina na capela do Faro, no topo do monte, cerca das 11:00”, num percurso de 7,5 quilómetros explica a autarquia.

Para as 11:15, está programada a celebração eucarística, seguida de um “mega” piquenique, no parque de merendas do monte de Faro, sendo que a tradição “manda” que o farnel inclua o cabrito assado no forno a lenha.

Continuar a ler

Populares