Seguir o O MINHO

Valença

Cinco sabores da lampreia para provar em Valença

Festival Gastronómico este fim-de-semana

em

Foto: DR

Está ai mais uma edição do Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia” na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, em Valença.

Os visitantes terão oportunidade de saborear cinco formas diferentes de cozinhar o peixe: arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca.

S. Pedro da Torre tem uma comunidade de pescadores ainda com alguma relevância que pesca a lampreia de forma artesanal, através de redes de tresmalho colocadas, directamente, no rio.

Para este festival gastronómico, a Associação Sabores do Rio, organizadora do evento, coloca a lampreia “em tanques, com água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por ‘bater a lampreia’, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, um melhor produto”, refere fonte da organização.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Valença

Festa das Tasquinhas apresenta 82 petiscos e 24 pratos tradicionais em Valença

“Sabores da Aldeia”

em

Foto: DR

A Festa das Tasquinhas de Valença vai decorrer entre 05 e 07 de abril e apresentar 82 petiscos e 24 pratos tradicionais, informou hoje Câmara local.

O festival, designado “Sabores da Aldeia”, vai servir, entre outros, anho no forno com arroz pingado, os rojões à minhota, pratos de bacalhau, porco no espeto, leitão no caixotem, entre outras iguarias.

Nos petiscos destaque para o bolo do tacho, os fumeiros, as moelas, as pataniscas, o caldo verde, os calhos, as belouras.

Como sobremesa serão servidas as sopas secas, o leite creme, o arroz doce, as rabanadas, as rosquilhas e os papudos.

A iniciativa é promovida pela Câmara de Valença em colaboração com as Juntas de Freguesia e associações do concelho.

Continuar a ler

Valença

GNR promove Caminhada pela floresta em Valença

Percurso com cinco quilómetros

em

Foto: Divulgação / GNR (Arquivo)

A GNR vai promover na sexta-feira, pelas 10:00, uma “Caminhada pela Floresta”, com partida na Quinta do Mosteiro de Sanfins, em Valença, numa ação de sensibilização para a prevenção de fogos florestais, informou hoje aquela força policial.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que a caminhada, com uma extensão de cinco quilómetros, integra-se nas comemorações do Dia Mundial da Floresta e pretende “fomentar condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente junto da população”, bem como despertar consciências para a riqueza do vasto património florestal nacional e para a problemática dos incêndios florestais.

Durante a caminhada, para assinalar simbolicamente o Dia Mundial da Floresta será ainda plantada uma árvore.

Segundo a GNR a caminhada pretende também “fomentar boas práticas que permitam reduzir o risco de incêndio florestal e transmitir à população um sentimento de responsabilidade, segurança e confiança na GNR”.

Continuar a ler

Valença

Sexagenário agredido com “violência” em alegado roubo em Valença

Homem de 67 anos sofreu hematomas na face e lesões nos maxilares

em

Um homem de 67 anos foi hoje agredido “com violência”, durante um alegado roubo, na rua das Fontainhas, em Valença, que a GNR está a investigar.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo explicou que o sexagenário “foi agredido com alguma violência, tendo sofrido hematomas na face e lesões nos maxilares”.

A vítima foi transportada ao hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e, de acordo com a fonte, “tudo indica ter-se tratado de um roubo, tendo sido furtado o telemóvel da vítima”.

O caso, cujo alerta foi dado pelas 08:46, está a ser investigado pelos militares da GNR de Valença.

Continuar a ler
Anúncio

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

EM FOCO

Populares