Seguir o O MINHO

Valença

Cinco sabores da lampreia para provar em Valença

Festival Gastronómico este fim-de-semana

em

Foto: DR

Está ai mais uma edição do Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia” na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, em Valença.

Os visitantes terão oportunidade de saborear cinco formas diferentes de cozinhar o peixe: arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca.

S. Pedro da Torre tem uma comunidade de pescadores ainda com alguma relevância que pesca a lampreia de forma artesanal, através de redes de tresmalho colocadas, directamente, no rio.

Para este festival gastronómico, a Associação Sabores do Rio, organizadora do evento, coloca a lampreia “em tanques, com água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por ‘bater a lampreia’, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, um melhor produto”, refere fonte da organização.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Valença

Valença dá a conhecer apoios sociais

Ginástica e rastreios são atividades programadas

em

Foto: CM Valença

Em Valença arranca, hoje, a 1º Mostra Social, um certame que irá apresentar as respostas sociais na área dos idosos e pessoas portadoras de deficiência, através das instituições particulares de solidariedade social locais e distritais com ação no concelho.

A Mostra decorre na Praça da República, na Fortaleza, e proporcionará uma aula de ginástica com ritmo, às 10:30, para todos os interessados.

Ao longo da jornada na Unidade Móvel de Saúde é possível fazer rastreios básicos de saúde, grátis, a todos os interessados.

A ação é desenvolvida pela Redes Social de Valença e Câmara Municipal.

Continuar a ler

Valença

Homem 49 anos em estado grave após colisão entre moto e carro em Valença

Em São Pedro da Torre

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem de 49 anos ficou hoje em estado grave na sequência de uma colisão que envolveu um veículo ligeiro e um motociclo, em São Pedro da Torre, no concelho de Valença, disse o comandante dos bombeiros locais.

Segundo Miguel Lourenço “o ferido foi inicialmente considerado ligeiro, mas durante o transporte para o hospital de Viana do Castelo o estado de saúde agravou-se, tendo sido encaminhado para a unidade hospitalar de Braga, como vítima grave”.

O alerta foi dado cerca das 13:45.

Ao local compareceram um total de oito operacionais, entre meios dos Bombeiros locais, ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Valença, Viatura de Emergência Médica (VMER) de Viana do Castelo e GNR.

Continuar a ler

Valença

Seis detidos por tráfico de droga e posse ilegal de armas de fogo em Valença

Investigação durou cerca de quatro meses

em

Foto: DR / Arquivo

Seis pessoas foram detidas no sábado em Valença por tráfico de droga e posse ilegal de armas de fogo, após uma investigação “de mais de quatro meses” das autoridades, divulgou hoje a GNR de Viana do Castelo.

Na operação foram ainda apreendidas 32 doses de cocaína, 53 doses de heroína e 8,4 gramas de metadona, além de três balanças de precisão, cinco caçadeiras, uma pistola de calibre 6,35 milímetros, quatro facas, 73 munições de diverso calibre, oito telemóveis, oito relógios, cinco computadores portáteis e diverso material de informática, vários objetos em ouro, dois ligeiros de passageiros e 290 euros em dinheiro.

Em comunicado, o Comando Territorial de Viana do Castelo adianta que os detidos são cinco homens e uma mulher, entre os 30 e os 45 anos, dos quais três permanecem nas instalações da GNR até serem sujeitos, na segunda-feira, a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial da Comarca de Valença.

Segundo refere, esta operação – na qual estiveram envolvidos 48 militares de várias valências do Comando Territorial de Viana do Castelo e da Unidade de Intervenção – foi o culminar de “mais de quatro meses” de investigação durante os quais foram reunidas provas que indiciam os suspeitos na venda de droga “em vários locais da cidade de Valença”.

A operação foi desenvolvida em cumprimento de dez mandados de busca, dos quais cinco em residências e cinco a veículos.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares