Seguir o O MINHO

Ave

Vizela está de parabéns pelos 21 anos de independência

Monumentos de homenagem ao Povo e a Manuel Campelos marcam as comemorações

em

Foto: CM Vizela

No próximo dia 19 de março, o Município de Vizela comemora o seu 21º aniversário, assinalando a luta pela autonomia administrativa do concelho, que viu finalmente o seu objetivo alcançado a 19 de março de 1998.

Em destaque vai estar o bolinhol enquanto produto turístico gastronómico, apostando na realização da Feira aliada às comemorações do aniversário do Município.

No entanto, as comemorações iniciam-se hoje, no Jardim Manuel Faria com um programa que se prolonga até ao dia 19 de março, segunda-feira.

Às 21:00 tem lugar a apresentação do Concurso Bandas de Vizela 2019, seguindo a atuação da banda Typical Me, vencedor do concurso de 2018. A noite termina com Djs, no Jardim Manuel Faria.

Amanhã, 16 de março, terá lugar a abertura da Feira do Bolinhol, pelas 11:00, que se prolonga até dia 19 de março, no Jardim Manuel Faria. Pelas 15:00 sobem ao palco do Jardim Manuel Faria os grupos locais e à noite terá lugar um concerto da banda vizelense Duvale.

Domingo, a tarde está reservada aos vizelenses 4 Mens e Tânia Sampaio, no Jardim Manuel Faria. Segunda-feira, dia 18 de março, terá lugar o concerto de Anselmo Ralph, às 22:00 no Jardim Manuel Faria.

O dia 19 de Março será marcado pelas cerimónias solenes. Às 9:00 terá lugar a celebração da missa solene do aniversário do Concelho, na igreja de S. Paio, seguindo-se a inauguração da Capela Mortuária de S. Paio.

Às 10:30 terá lugar a receção dos convidados no Edifício-sede do Município (Praça do Município), seguindo-se a inauguração dos Monumentos de Homenagem a Manuel Campelos e de Homenagem ao Povo de Vizela.

Às 11:00 terá lugar a sessão solene no Jardim Manuel Faria, onde a Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento do Conselho das Condecorações Municipais, vai distinguir personalidades e instituições com medalhas honoríficas.

A tarde voltará a ser de festa, no Jardim Manuel Faria, onde prossegue a Feira do Bolinhol, aliada a um tarde musical com os grupos da terra, a partir das 15:30.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Guimarães

Voos em Lisboa e Porto serão permitidos durante a madrugada na final da Liga das Nações

Entre 04 e 10 de junho

em

Foto: DR/Arquivo

A operação nos aeroportos Humberto Delgado, em Lisboa, e Francisco Sá Carneiro, no Porto, será permitida durante a madrugada, entre 04 e 10 de junho, no âmbito da fase final da Liga das Nações da UEFA, que decorre em Portugal.

O regime excecional foi criado pelo Governo e foi hoje publicado em Diário da República.

O executivo justifica a medida com a importância do evento e a grande afluência esperada, que terá um “impacto favorável na economia local e em receitas de turismo e cujo sucesso se repercutirá favoravelmente na imagem do país”.

As finais da Liga das Nações 2019 terão lugar entre 05 e 09 de junho no Estádio do Dragão, no Porto, e no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

O regime excecional previsto “abrange, apenas, os voos ou movimentos aéreos referentes ao evento especial relativo à fase final da Liga das Nações da UEFA 2019, no período compreendido entre as 00:00 do dia 04 de junho e as 06:00 do dia 10 de junho de 2019”, lê-se na portaria hoje publicada.

O Governo justifica que embora o evento em causa se situe no norte do país, “há que acautelar a eventualidade de o aeroporto Francisco Sá Carneiro não conseguir acomodar todos os voos esperados, relacionados com a fase final da Liga das Nações”, razão pela qual se afigura necessário proceder à derrogação das restrições de ruído existentes no período noturno não apenas no Aeroporto do Porto, mas também em Lisboa, “por forma a responder às necessidades de receção e escoamento, em tempo útil, do tráfego aéreo esperado”.

“Acresce que razões de segurança aconselham a que se proceda à segregação de adeptos, pelo que a utilização de mais do que um aeroporto é suscetível de facilitar tal tarefa, podendo, assim, distribuir-se os voos consoante a sua proveniência, contribuindo igualmente para aumentar a oferta de voos de regresso, que permitem escoar os adeptos para a sua origem o mais rápido possível, evitando ainda a sua permanência por períodos prolongados junto ao estádio ou mesmo no aeroporto, em situações que, não raras vezes, são propícias à ocorrência de conflitos ou distúrbios que afetam a ordem pública”, justifica.

A portaria foi assinada pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e pelo secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Afonso Souto de Miranda.

Continuar a ler

Guimarães

Plataforma internacional da UMinho apresenta produtos inovadores

Produtos inovadores prontos a entrar no mercado serão expostos durante a sessão

em

Foto: DR

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe a terceira e última sessão do ciclo ‘Ignite Sessions’ da Fibrenamics marcada para as 14:00.

Depois das tendências em materiais avançados e em tecnologias emergentes, chegou agora a vez de se conhecerem as tendências e oportunidades de mercado no desenvolvimento de produtos.

Economia digital e sustentabilidade estarão em destaque num evento que conta com os testemunhos de algumas das maiores empresas a atuar no mercado nacional.

Sérgio Ferreira, Executive Director – Customer & Digital Marketing da consultora Ernst & Young será o orador principal, estando ainda previsto um painel de discussão dos casos de sucesso nestas duas vertentes da Nissan, Salsa, Moviflor e do “unicórnio” português Farfetch.

“O evento será também o momento de apresentação pública dos últimos produtos desenvolvidos pela Fibrenamics. Uma exposição onde estarão patentes todas as tendências apresentadas ao longo das três ‘Ignite Sessions’ agora materializadas em produtos prontos a entrar no mercado”, refere nota à imprensa.

Continuar a ler

Guimarães

Detido suspeito de atear fogo em Guimarães

Em Selho (S. Cristóvão)

em

Foto: DR

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve, na madrugada de hoje, o presumível autor de um incêndio florestal registado na noite de domingo em Selho (S. Cristóvão), concelho de Guimarães, anunciou aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que o incêndio consumiu 500 metros quadrados de mato, “não tendo atingido outras proporções devido à pronta intervenção de populares e dos bombeiros, que rapidamente extinguiram o fogo, antes de atingir habitações situadas nas proximidades”.

O detido, de 55 anos, desempregado e residente na freguesia onde ocorreu o incêndio, “atuou com recurso a um isqueiro que possuía e que foi apreendido”.

“As diligências iniciadas de imediato no dia de ontem [domingo] permitiram a recolha de elementos de prova que conduziram à detenção do indivíduo”, acrescenta o comunicado.

A detenção ocorreu com a colaboração da GNR de Lordelo, Guimarães.

O suspeito vai ser presente à autoridade judiciária competente, para aplicação das respetivas medidas de coação.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares