A Câmara de Braga realizou, esta terça-feira, o primeiro de dois dias do convívio sénior na Quinta da Malafaia, em Esposende.
Em comunicado, a autarquia explica que esta iniciativa visa proporcionar a 5.000 idosos do concelho “um dia diferente, com muita música e boa disposição”.
Este convívio é considerado “fundamental para garantir o bem-estar da população sénior”, já que “para muitas pessoas este é um dia único”.
“Existem pessoas que passam por dificuldades e o pais está a viver uma situação muito difícil devido aos incêndios. Esta iniciativa tem um cunho simbólico e é um ponto de encontro aglutinador para cerca de cinco mil bracarenses que aqui passam um dia diferente de convívio e de celebração. Para muitos deles, este encontro faz toda a diferença nas suas vidas e é isso que nos motiva para renovar este convívio ano após ano”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacando o trabalho conjunto do Executivo Municipal com todos os presidentes de Junta.
“Não olhamos a cores, estamos todos juntos a satisfazer os anseios das populações”, sublinhou.
O autarca lembrou ainda que a Câmara Municipal tem um plano de “mais de dez milhões de euros de investimento em obras que estão em curso por todo o concelho, com o intuito de dar maior qualidade de vida para todos”.
O Município de Braga frisa que a área da ação social é “uma das suas principais prioridades”.
Foi promovido promovido “um conjunto de políticas alargadas de apoio à população idosa, como são exemplo a criação do cartão sénior; os apoios às IPSS´s, através da redução de tarifários da AGERE; o acesso aos horários generalizados dos TUB; a dinamização do Conselho Municipal Reformados, Pensionistas e Idosos; o programa ‘Braga Sol’ que visa a intervenção e melhoramento das condições de mobilidade e acessibilidade nas residências dos idosos e dos mais desfavorecidos; o programa ‘Braga a Sorrir’ de apoio à saúde oral e as diversas iniciativas de carácter lúdico e desportivo desenvolvidas especificamente para este público-alvo”.
“Desde o plano desportivo ao cultural, passando pelo âmbito social ou pelas acções de formação queremos devolver a esta franja da população muito do esforço que eles dedicaram à cidade. Esta é também uma forma de lhes agradecer por tudo que fizeram pela comunidade bracarense ao longo das suas vidas”, concluiu Ricardo Rio.