António Loureiro e Óscar Geadas são chefs de cozinha e, no final do ano passado, foram premiados com uma distinção que não está ao alcance de todos: uma estrela Michelin. No caso do chef Loureiro, do restaurante A Cozinha, tratou-se da primeira distinção desta dimensão para um restaurante em Guimarães.
A Cozinha por António Loureiro, uma nova estrela Michelin que nasceu em Guimarães
Um teatro não é o primeiro local que nos vem à cabeça para colocar fogões, panelas e balcões de cozinha mas, hoje, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, improvisou-se uma cozinha para os dois chefs poderem partilhar os seus conhecimentos com alunos e empresários da restauração.
O Fórum da Restauração, inserido na Semana Gastronómica do Galo, irá, assim, proporcionar experiências diferentes e únicas a quem marcar presença no auditório barcelense.
Tanto Loureiro como Geadas têm conceitos diferenciados em relação à cozinha e à gastronomia, o que permite a partilha mais alargada de noções culinárias ou do uso de determinados produtos.
Restaurantes no Minho foram os primeiros do país a receber uma estrela Michelin – Foi em 1929
O primeiro a entrar em cena é Óscar Geadas, chef em Bragança que conquistou a primeira estrela para Trás-os-Montes, e irá abordar ‘Os Desafios da Restauração’.
O cozinheiro, que gere o restaurante G, com o irmão António, vai sentar-se ao lado de António Herculano, dono do restaurante barcelense Pedra Furada.
À tarde, o chef de Guimarães, António Loureiro mostra a inovação da sua cozinha, num workshop que terá como público os alunos do curso de Cozinha da escola profissional Profitecla, de Barcelos.