Restaurantes no Minho foram os primeiros do país a receber uma estrela Michelin – Foi em 1929

Um em Viana do Castelo, o outro em Vila Nova de Famalicão.
Foto: DR

O primeiro Guia Michelin ibérico, considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes, data de 1910, mas seria preciso esperar até surgir a primeira distinção em Portugal.

De acordo com um levantamento de Antonio e Juan Cancela, dois irmãos espanhóis que detêm uma das duas coleções integrais dos guias Michelin no mundo, o ‘Santa Luzia’, em Viana do Castelo, e o ‘Hotel Mesquita’, Vila Nova de Famalicão, foram os primeiros restaurantes portugueses a receber a primeira distinção, em 1929, que mantiveram, ambos, durante sete anos.

Na história de mais de um século do Guia Michelin em Portugal, dois restaurantes detêm o recorde de longevidade: o ‘Porto de Santa Maria’ (Cascais) teve uma estrela Michelin durante 25 anos (1984-2008), tantos como o ‘Vila Joya’ (Albufeira), que ganhou a primeira estrela em 1994 e, cinco anos depois, conquistou a segunda estrela, distinção que mantém até hoje.

A Cozinha por António Loureiro, uma nova estrela Michelin que nasceu em Guimarães

O Guia Michelin nasceu em França em 1900, como uma forma de ajudar a empresa a vender pneus, promovendo deslocações de carro para hotéis e restaurantes que avaliava. Dez anos depois, surgiu a edição de Espanha e Portugal e, três anos mais tarde, uma edição única para Portugal, que, ao longo dos anos, foi tendo algumas ‘intermitências’, ora não sendo editada ora juntando-se com o guia espanhol.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Juventude de Viana sofre empate nos últimos segundos frente ao Riba d’Ave HC

Próximo Artigo

HC Braga goleia em Tomar

Artigos Relacionados
x