Céu limpo e vento hoje no Minho (temperaturas começam a subir amanhã)

Estado do tempo
Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO / Arquivo

Esta quinta-feira será de céu pouco nublado ou limpo no Minho com vento por vezes forte, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê “céu pouco nublado ou limpo, com períodos de mais nebulosidade nas regiões Norte e Centro”.

Também está previsto “vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas”.

O IPMA regista ainda a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas serras do Alto Minho”.

Braga chega hoje aos 26 graus Celsius e Viana do Castelo aos 22ºC.

No entanto, a partir de amanhã, sexta-feira, as temperaturas vão começar a subir e chegarão aos 34 graus Celsius em Braga no início da próxima semana, segundo as previsões do IPMA. Durante alguns dias, as temperaturas estarão acima da média para a época, mas não será suficiente para ser considerada uma onda de calor.

“Os dias que temos agora são de vento norte intenso, com bastante nortada e temperaturas amenas ou até relativamente frescas. A partir de sexta-feira, vamos passar a um regime mais do quadrante leste e com uma subida significativa das temperaturas, inclusive no litoral. Teremos temperaturas em muitas regiões acima dos 30 graus”, explica a O MINHO Pedro Sousa, meteorologista do IPMA.

“A próxima semana será claramente mais quente, as temperaturas vão subir até domingo e segunda-feira e deverão manter-se ou descer muito ligeiramente a meio da semana, mas com valores elevados”, salienta Pedro Sousa.

O meteorologista salienta que se trata de “valores acima da média, mas não se pode dizer que são valores anormais para setembro, pois os episódios de tempo quente acontecem com alguma frequência neste mês”.

Estaremos, então, perante uma possível onda de calor? “Não será fácil”, responde Pedro Sousa, justificando: “Para isso teremos que ter uma sequência de pelo menos seis dias com temperatura máxima superior a pelo menos cinco graus acima da média. Como a previsão atual aponta para esses limiares começarem a ser excedidos a partir dos dias 15 ou 16 e haver uma pequena descida a meio da semana, é provável que não seja suficiente para declarar uma onda de calor”.

Mas uma coisa é certa: “Calor acima da média durante uns dias, isso vamos ter”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x