Centro histórico de Viana do Castelo com nova rua 30 anos depois

Centro histórico de viana do castelo com nova rua 30 anos depois

O centro histórico de Viana do Castelo ganha, na quarta-feira, uma nova artéria três décadas depois de ter sido projetada e que recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins autor, entre outros, da antiga fábrica de chocolates.

Em comunicado, hoje, a Câmara Municipal de Viana do Castelo adiantou que com a inauguração da nova rua, orçada em 124 mil euros, fica concluído o investimento público na regeneração urbana realizado no âmbito da transformação da antiga fábrica de chocolates Avianense, em hotel temático dedicado ao chocolate por um promotor local.

Trata-se do terceiro arruamento criado naquela zona que vai ligar a rua Pedro Homem de Melo, também criada ao abrigo daquela intervenção, à rua da Bandeira, onde está situado o Palácio de “Belinho”, edifício de arquitetura civil do século XVIII, antigas instalações do extinto Governo Civil de Viana do Castelo.

A inauguração da rua, na quarta-feira, às 12:00, integra-se nas comemorações dos 168 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade.

A via tem passeios dos dois lados com 2,5 metros de largura, uma pequena área de estacionamento e piso em cubos de granito.

A rua Pedro Homem de Melo, em homenagem ao poeta português que viveu em Viana do Castelo, foi a primeira a abrir ao trânsito, em junho 2014, para servir o primeiro hotel português dedicado ao chocolate em Portugal, constituindo como um novo acesso, a partir da ponte Eiffel, ao centro da cidade.

Também em 2014 entrou em funcionamento o segundo novo arruamento do centro histórico. A via com 71 metros de comprimento, de sentido único, liga a rua do Gondim, onde está instalado o hotel “Fábrica do Chocolate”, à rua Pedro Homem de Melo.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
"não podemos sustentar gente desta. Temos bancos falidos para pagar"

"Não podemos sustentar gente desta. Temos bancos falidos para pagar"

Próximo Artigo
Valença reabilita estradas de oito freguesias

Valença reabilita estradas de oito freguesias

Artigos Relacionados