Centro de Triagem para a zona do Cávado vai fazer 50 testes por dia

Covid-19
Centro de triagem para a zona do cávado vai fazer 50 testes por dia
Foto: CMVC / Arquivo

O Centro de Triagem do Covid-19 começa a funciorar, esta terça-feira, junto ao centro de saúde, em Vila Verde, e tem capacidade para fazer 50 testes de despistagem da doença.

Mas a sua ação – disse a O MINHO, o presidente vilaverdense, António Vilela -, vai alargar-se aos outros cinco municípios integrantes do Agrupamento de Centros de Saúde Gerês/Cabreira (ACES), a Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Povoa de Lanhoso.

O centro, lançado em colaboração com a ARS-Norte e o ACES, – diz a autarquia – opera funciona numa viatura adaptada para o efeito: “as pessoas escolhidas pela Linha Saúde 24 ou pelos centros de saúde locais passam lá de carro e, sem sair dele, são testados na hora”, salientou.

Para se saber os resultados, o centro conta apoio da Escola de Medicina da Universidade do Minho e de laboratórios privados.

A carrinha roda, depois, pelos outros concelhos, fazendo testes pelo mesmo método.

Simultâneamente, – acrescentou o autarca – o ACES vai dar formação às enfermeiras dos vários lares existentes nos cinco concelhos, para que fiquem capacitadas para a recolha de amostras de utentes e profissionais.

Ao mesmo tempo, – revela, ainda, António Vilela – a Câmara de Vila Verde comprou dois mil testes no mercado e o mesmo estão a fazer as outras autarquias da zona: “o nosso propósito é o de testar todos os funcionários dos lares de idosos, e todos os utentes que apresentem sintomas”, salientou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
'linha da frente' do hospital de braga agradece almoços a churrasqueira de vila verde

'Linha da frente' do Hospital de Braga agradece almoços a churrasqueira de Vila Verde

Próximo Artigo
Empresa ofereceu 150 equipamentos de proteção ao tribunal de braga

Empresa ofereceu 150 equipamentos de proteção ao Tribunal de Braga

Artigos Relacionados