Celorico de Basto vai oferecer 20 mil máscaras reutilizáveis à população

Covid-19
Foto: DR

O presidente da Câmara de Celorico de Basto disse hoje que o município vai começar a distribuir à população, na quinta-feira, cerca de 20 mil máscaras reutilizáveis produzidas por uma empresa do concelho.

Segundo Joaquim Mota e Silva, a distribuição das máscaras será assegurada porta-a-porta com o apoio das 15 juntas de freguesia e será complementada por ações de sensibilização.

“Esta é uma iniciativa importante, que demonstra a preocupação do poder local na resolução dos problemas da população, juntando o município e todas as juntas de freguesia”, acentuou o autarca,

Caberá também às juntas informar os munícipes sobre a forma de utilização das máscaras e também das suas vantagens na prevenção do contágio da covid-19.

As máscaras, sublinhou o autarca, serão produzidas por uma empresa local, “que se adaptou a esta nova realidade, e criou um modelo que cumpre as normas aconselhadas, no material e no design”.

Joaquim Mota e Silva explicou que a distribuição agora anunciada constitui a “primeira vaga de fornecimento de máscaras, numa altura em que o acesso a este equipamento não é ainda universal”.

“Está também a ser criada uma rede de proximidade, com pontos de venda destas máscaras, em todas as freguesias, a custos controlados”, acrescentou.

Para o autarca, “o uso de máscara será tão mais eficaz quanto o número de pessoas que as usem corretamente”.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Covid-19: Morreu o emigrante de Monção que viajou em autocarro com 50 pessoas

Próximo Artigo

Oficial: Braga, Guimarães e Famalicão somam 1.529 casos confirmados

Artigos Relacionados
x