Seguir o O MINHO

Ave

Celorico de Basto já tem um canil (e vai ter salas de cirurgia e enfermagem)

Obras públicas

em

Foto: Divulgação / CM Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto inaugurou o Centro de Recolha Oficial municipal de animais de companhia, num investimento de mais de 100 mil euros, com os animais a ficarem disponíveis para adoção, foi hoje anunciado.

O espaço serve, numa primeira fase, para acolher e proteger animais errantes, com equipamentos para exercício e sensibilização, assim como área de tosquia e higienização, revelou a autarquia, em nota enviada à imprensa.

Para o presidente da Câmara, Joaquim Mota e Silva, “este centro de recolha oficial de animais de companhia de Celorico de Basto é um espaço com todas as condições para o acolhimento, promoção do bem-estar e adoção”.

“Ao mesmo tempo, assegura a segurança e tranquilidade das populações, um importante passo em termos de saúde pública, numa interligação próxima entre os serviços e a população, reforçando também, a promoção e sensibilização para o respeito dos direitos dos animais”, considerou.

O autarca prevê, a “curto prazo”, a instalação de outros serviços, como é o caso de um bloco operatório para esterilização e uma sala independente de enfermagem, para “tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados”.

Esta obra decorreu de um parecer favorável da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e foi adjudicada no valor de 101 161,10 euros.

Contou com um apoio de 43 782,24 euros, financiado pelo Orçamento de Estado, através de um contrato-programa assinado entre o Município de Celorico de Basto, a Direção-Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Populares