Celorico de Basto inicia residências artísticas para ser referência cultural do Norte

Celorico de basto inicia residências artísticas para ser referência cultural do norte
Foto: DR

O concelho de Celorico de Basto vai promover residências artísticas, com autores de várias áreas e nacionalidades que ajudem a transformar o concelho numa referência cultural do norte do país, anunciou hoje o presidente da Câmara.

Joaquim Mota e Silva explicou, em conferência de imprensa, que as residências artísticas vão arrancar em janeiro, numa primeira fase com artistas convidados, sobretudo brasileiros e chilenos. Mais à frente, a partir de março, já poderão participar outros artistas de todo o mundo, que serão selecionados por um júri, no âmbito de um processo de candidaturas.

Foto: cm celorico de basto
Foto: CM Celorico de Basto

Cada uma das residências compreenderá entre três e quatro criadores, de diferentes áreas artísticas, que ficarão alojados no concelho durante cerca de uma semana. Nesse período, os artistas desenvolverão projetos criativos em oficinas e trabalharão com as coletividades do concelho, incluindo escolas (jovens) e equipamentos sociais (idosos).

Cada residência dará origem a um espetáculo com apresentação pública. A primeira residência já vai trabalhar em criações gráficas, nomeadamente o mural para a Feira Internacional das Camélias, que se realiza em março, em Celorico de Basto.

Foto: cm celorico de basto
Foto: CM Celorico de Basto

O autarca quer que o concelho diversifique a sua oferta turística, também com produtos culturais de qualidade.

O projeto designa-se “Café Cultural Residência Artística” e está a ser coordenado pelo animador cultural brasileiro Vicente Coda. Na conferência de imprensa, explicou que está prevista a participação de artistas de teatro, música, dança, artes gráficas e escultura, entre outras manifestações.

O animador sublinhou o que considerou ser uma “originalidade” desde projeto, nomeadamente a de reunir artistas de diferentes expressões, para partilharem experiências entre si em projetos conjuntos.

“Vai ser uma troca de aprendizagem em todos os sentidos”, assinalou, antevendo que “um laboratório de descobertas artísticas”.

O vereador da Cultura, Fernando Peixoto, sublinhou, por seu turno, o “caráter abrangente” destas residências artísticas, tendo em conta o objetivo de envolver a dinâmica cultural e associativa do concelho.

Além disso, o projeto prevê atrair artistas de renome nacional e internacional, para espetáculos, e assim potenciar a oferta turística do concelho, dinamizando a hotelaria e restauração, potenciando os equipamentos culturais e aproveitando a proximidade a três capitais de distrito: Porto, Braga e Vila Real.

Os artistas vão ficar alojados na Pousada da Juventude de Celorico de Basto e nos bangalôs do parque de campismo.

Para assinalar a abertura do projeto, atua hoje à noite, no Centro Cultural Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o grupo brasileiro ‘RAPadura’, que encerra em Celorico de Basto uma série de espetáculos que realizou na Europa.

 

Logo facebook Fique a par das Notícias de Celorico de Basto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Homem que esfaqueou mulher em braga entregou-se à polícia

Homem que esfaqueou mulher em Braga entregou-se à polícia

Próximo Artigo
Almoço de natal "levou esperança" a meia centena de sem-abrigo de braga

Almoço de Natal "levou esperança" a meia centena de sem-abrigo de Braga

Artigos Relacionados