Casal de Braga escondeu receber grande reforma para garantir apoio alimentar gratuito

Durante a pandemia

Um casal residente em Braga beneficiou, durante mais de um mês, do apoio alimentar diário prestado pelo Colégio Luso Internacional (CLIB) quando não necessitava do mesmo, face aos elevados ganhos provenientes da reforma, de cerca de 2.000 euros, de cargos públicos que ocuparam durante toda a vida na Câmara de Braga.

A situação foi denunciada e chegou à direção do colégio, que tem apoiado famílias carenciadas do concelho, de forma diária, num mega-projeto solidário, com esta a questionar a família em questão, acabando por cortar o apoio.

O MINHO falou com fonte do CLIB que confirmou o cancelamento, realizado ontem, da ação para com aquela família, tendo confirmado que a mesma possuía rendimentos que os excluíam do ato solidário.

A fonte explicou que o casal obteve o apoio depois de ter solicitado o mesmo junto de uma associação parceira, e que se partiu “de boa fé” que o mesmo necessitava de ajuda alimentar.

“Só quem anda à chuva é que se molha, e quando é pedida ajuda num tempo como estes, o primeiro instinto é fazer com que os necessitados possam ser ajudados”, esclareceu, adiantando que a associação parceira também poderá ter sido induzida em erro.

Fonte da família em questão, que comporta dois reformados da Câmara de Braga, confirmou o corte. O homem foi motorista de Mesquita Machado ao longo de vários anos, chegando a trabalhar com Ricardo Rio no início do mandato do edil eleito pela coligação “Juntos por Braga”. Terá uma reforma que lhe permite uma vida mais desafogada, assim como a esposa, que trabalhou sempre para a autarquia.

A fonte disse a O MINHO que a mulher padece de uma doença muscular que implica a compra de vários medicamentos e, embora seja beneficiária da ADSE, esse benefício não comparticipa os remédios. Todavia, a família aceitou o corte do apoio, entendendo que existem outras pessoas com maior carência que merecem ser beneficiadas com bens alimentares.

O MINHO atestou que o CLIB desconhecia a real situação da família, tendo incluído a mesma na lista por crer que se tratava de uma família carenciada, com pouca mobilidade e sem ajuda de restantes familiares, algo que não será verdade.

Este movimento solidário é fomentado por uma rede de voluntários que confeciona e ser cerca de 300 refeições por dia durante a semana e cerca de 350 ao fim de semana.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x