Arquivo

Serviços, feiras, teatros e espaços de lazer: saiba o que abre em Braga até final do mês

Covid-19
Serviços, feiras, teatros e espaços de lazer: saiba o que abre em braga até final do mês

O Município de Braga já delineou o plano de desconfinamento para o concelho. Espaços e serviços municipais e feiras começam a reabrir na próxima semana.

“O plano estabelece medidas e procedimentos que permitam retomar a actividade dos serviços e espaços municipais no respeito pelas orientações emanadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Governo português”, refere a autarquia, acrescentando que “as medidas visam corresponder à necessidade de retoma da prestação de serviços públicos num contexto de contenção da pandemia, e estarão em permanente avaliação tendo em conta a evolução da situação epidemiológica”.

No dia 18, reabrem o Balcão Único e Espaços do Cidadão mediante marcação, com condições de acesso limitado e seguindo todas as recomendações da DGS para serviços de atendimento público; o Cemitério Municipal – mantém o horário actual e reabre aos sábados, com acesso limitado a 50 pessoas em simultâneo; Posto de Turismo; Parques de lazer do Concelho, incluindo o Parque da Ponte e Parque do Picoto; Parque de Campismo de Braga; Quinta Pedagógica, com obrigatoriedade de uso de máscara e acessos limitados a grupos de 50 pessoas, que devem cumprir entre si as normas de distanciamento social impostas, sendo que o Parque Infantil da Quinta mantém-se encerrado; Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva; Edifício do Castelo; Centro Qualifica, com atendimento por marcação prévia; Complexo Desportivo da Rodovia, com excepção dos parques infantis, dos equipamentos de fitness e dos campos das diversas modalidades; Ecovia do Rio Este – respeitando as recomendações de distanciamento social impostas pela DGS; Piscinas Municipais, apenas para atletas de alta competição; Campos de Ténis e Padel – espaços descobertos; Estádio 1º de Maio, apenas para atletas de alta competição e federados.

Relativamente às feiras e mercados, a feira semanal e a de grossistas regressam na terça-feira, no Sopé do Monte Picoto, com a obrigatoriedade de uso de máscara pelos feirantes e visitantes e com a limitação de 2 ocupantes por espaço de venda.

A autarquia salienta que “os feirantes devem possuir desinfectante nos seus espaços/bancadas/tendas para uso próprio e dos clientes e desinfectar as superfícies da zona de venda. Os utilizadores devem respeitar entre si a distância social de segurança (2 metros), no momento de visita aos stands para fazer as compras. Nos recebimentos, os feirantes devem evitar o uso de numerário, privilegiando o pagamento automático (TPA, MBWay e contactless)”.

A feira de venda ambulante volta a funcionar na quinta-feira, dia 21, e, “por impossibilidade de assegurar as necessárias condições de segurança no espaço original (junto ao Mercado Municipal), será transferida para a Alameda do Estádio Municipal. A feira continuará a realizar-se às quintas-feiras e aos sábados, com todas as condições de distanciamento e de segurança impostas pelas autoridades de saúde pública”.

A Feira dos Passarinhos reabre a 24 de maio, junto ao Estádio Municipal, e o Mercado Municipal Provisório mantém o seu funcionamento nos moldes actuais.

O Aeródromo Municipal também reabre já na segunda feira sob várias restrições.

Os espaços culturais Theatro Circo e o gnration reabrem ao público a 1 de Junho.

As lojas com mais de 400 metros quadrados também são autorizadas a abrir. “Segundo orientações do Governo compete a cada autarquia definir a reabertura dos estabelecimentos comerciais com porta aberta para a rua, de dimensão superior a 400 m2, com a excepção dos Centros Comerciais. Assim, o Município de Braga autoriza a abertura destes espaços já a partir de 18 de Maio, desde que cumpram as condições e recomendações impostas pela Direcção-Geral de Saúde”.

A Câmara garante que “tem insistido com o Governo no sentido de que esta possibilidade seja alargada para os estabelecimentos comerciais instalados nos Centros Comerciais de 1ª geração”.

Encerrados vão continuar o Museu da Imagem; Casa dos Crivos; Tore de Menagem e os Espaços Museológicos como a Fonte do ídolo e as Termas da Cividade.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Casal de braga escondeu receber grande reforma para garantir apoio alimentar gratuito

Casal de Braga escondeu receber grande reforma para garantir apoio alimentar gratuito

Próximo Artigo
Parque nacional peneda-gerês “pode ser uma nova escolha” para férias

Parque Nacional Peneda-Gerês “pode ser uma nova escolha” para férias

Artigos Relacionados