Seguir o O MINHO

Arcos de Valdevez

Casal de Arcos de Valdevez vai ligar Chaves a Faro num Citroën 2 cavalos para ajudar os bombeiros

em

EN 202. Foto: DR

Um casal de Arcos de Valdevez vai fazer entre quinta-feira e domingo a ligação entre Chaves e Faro, num Citroën 2 cavalos, em busca de apoio para os bombeiros.

Aos 62 anos, Eduardo Rocha quer aproveitar o facto de estar reformado para, com a esposa, completar um sonho com três anos e que, por força dos acontecimentos de 2017 em Portugal relacionados com os incêndios, ganhou uma nova dimensão, procurando agora ligar a cidadania à filantropia.

Filho de um bombeiro e membro da atual direção dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, Eduardo Rocha vai cumprir os 738 quilómetros do percurso pela Estrada Nacional 2 (EN2) num Citroën 2 cavalos, de 1983, estando o arranque simbólico marcado para quarta-feira, 25 de Abril, na praça do município da vila raiana, após o desfile comemorativo dos 44 anos da Revolução dos Cravos.

EN 2020, a “Route 66” portuguesa. Foto: DR

Entre Chaves, quilómetro zero da EN2, e Faro, quilómetro 738, o casal Rocha vai pernoitar em Viseu (26 de abril), Abrantes (27 de abril) e Ferreira do Alentejo (28 de abril) antes de fechar o trajeto na cidade algarvia, sendo que os custos da viagem são suportados por ambos.

“A ideia será dormirmos nos quartéis dos bombeiros das cidades onde iremos fazer as pausas”, explicou à Lusa de uma viagem que “já surtiu efeito pelos valores oferecidos pelos patrocinadores da viagem” e cujos autocolantes “figuram na carroçaria do Citroën”, disse, orgulhoso.

Partindo para esta viagem “sem um valor em mente” quanto ao dinheiro que possam angariar, Eduardo Rocha quer também aproveitar o trajeto para “sensibilizar as pessoas para o apoio aos bombeiros”, razão porque diz “ficar também satisfeito se surgirem mais pessoas a associarem-se às corporações”.

“Em 2017 houve um grande incêndio no Parque da Peneda Gerês que foi combatido por corporações do Centro e Sul do país, que nos foram ajudar, pelo que agora quero dar o meu contributo para que possam ser elas as ajudadas, recebendo mais propostas de novos associados”, disse.

Em processo de renovação do quartel, os bombeiros de Arcos de Valdevez “precisam de 300 mil euros” para a conclusão da segunda fase das obras em curso, sendo que a iniciativa de Eduardo Rocha visa, também, “ajudar nessa angariação de fundos”.

A partida simbólica para a viagem que vai ligar Trás-os-Montes ao Algarve coincidirá também com outro projeto da corporação de Arcos de Valdevez, os “Pinguinhas”, uma escola de bombeiros para meninos dos cinco aos 10 anos, e que desfilarão pela primeira vez na quarta-feira.

Anúncio

Alto Minho

Vai ser possível fazer Viana-Ponte de Lima-Sistelo por ecovia

Prolongamento da Ecovia do Vez

em

Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez está a executar um novo troço na ecovia, entre Jolda São Paio, no concelho, e as Laranjas, em Ponte de Lima, informou hoje aquela autarquia.

Segundo o município, com aquela intervenção “passará a ser possível percorrer a ecovia de Viana do Castelo até Arcos de Valdevez, passando por Ponte de Lima e chegando até Sistelo”.

Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez

Com o “prolongamento da ecovia do Vez, e a ligação direta à ecovia de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez pretende criar mais um motivo de interesse para quem gosta de passear ou praticar atividades em contacto com a natureza e culturas locais”.

Continuar a ler

Alto Minho

RTP transmite 7 Maravilhas Doces de Portugal em Arcos de Valdevez

Televisão

em

Foto: Divulgação

A vila de Arcos de Valdevez recebe, no próximo domingo, a gala da meia-final do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, que será transmitida, a partir das 21:00 horas, na RTP.

Com os “Charutos dos Arcos” a serem eleitos o melhor doce do distrito de Viana do Castelo, a iguaria arcuense está, agora, na corrida para a final do concurso, que terá lugar no próximo dia 07 de setembro.

A votação telefónica neste doce, que, neste concurso, é apadrinhado pelo escritor Jacinto Lucas Pires, com ligações familiares àquele concelho do Alto Minho, pode ser feita, entre quinta-feira e sábado, através do número 760 107 003.

No distrito de Braga, o Bolinhol de Vizela foi o vencedor do concurso, tendo sido apurado para pré-finalista.

Os doces de todos os distritos do país a concurso, assim como as regras, podem ser consultados no site do concurso promovido pela RTP em https://7maravilhas.pt/.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez: Bovinos resgatados na Ecovia do Vez

Em Cabreiro

em

Foto: Filipe Guimarães/Bombeiros de Arcos de Valdevez

Três bovinos foram resgatados na tarde desta quarta-feira na Ecovia do Vez, entre os lugares da Sra. dos Aflitos em Sistelo e S. Sebastião, em Cabreiro, Arcos de Valdevez.

Os animais terão entrado na ecovia e na zona dos passadiços em Cabreiro. A forte inclinação e a chuva tornaram o piso escorregadio o que terá resultado na queda dos animais e consequente imobilização, segundo explica Filipe Guimarães, comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, responsáveis pelo resgate.

O comandante, na sua publicação na rede social Facebook, alerta os proprietários de animais desta zona que em dias de chuvas evitem o acesso dos animais à ecovia, pois neste local existem algumas ravinas que podem ser fatais aos animais

No local esteve uma viatura daquela corporação e três operacionais.

Continuar a ler

Populares