Carros de rali lendários estão de regresso às estradas do Minho

Carros de rali lendários estão de regresso às estradas do minho
Foto: RallySpirit

O RallySpirit está de regresso entre 30 de maio e 02 de junho, com etapas que vão percorrer os concelhos de Barcelos, Braga, Vila Verde e Terras de Bouro, para além de Santo Tirso, Gaia e Porto.

Nesta edição, a organização evoca a lendária equipa “Diabolique” e os saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira. Estão confirmados cerca de 120 carros que “marcaram e marcam a história dos ralis mundiais”. 

O impressionante número de 20 Grupo B confirmados é a “cereja no topo do bolo” do RallySpirit 2024, que vai para a estrada já daqui a menos de um mês, em 30 de maio, não sendo de ignorar os “fantásticos” Grupo A, Kit-Car ou WRC, que também estarão presentes, num ano em que “aumenta significativamente a participação de concorrentes internacionais”. 

Barcelos é a sede

A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, Slowly Sideways Europe, e é um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal. Mantém sede em Barcelos, apresentando um programa de três dias, com algumas novidades relativamente a 2023.

Depois das verificações técnicas ao longo da manhã de quinta-feira, dia 30 de maio (feriado), o RallySpirit 2024 parte da Foz do Douro – Porto, pelas 16:00, para logo de seguida se disputar uma super especial do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. Segue depois em direção a Barcelos, com passagem no centro de Santo Tirso, e com a realização de duas classificativas noturnas, as já conhecidas Santo Tirso e Barcelos Sul.

Circuito Vasco Sameiro em Braga é novidade

Na sexta-feira, depois de uma manhã dedicada às assistências, no Campo da Feira – Barcelos, a comitiva dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais. Prossegue com o reagrupamento no centro de Vila Verde, que antecede uma das principais novidades deste RallySpirit 2024, a super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde. Após o regresso a Barcelos, os carros ficam em exposição a partir das 19:00.

Já no sábado, o percurso concentra-se em Barcelos, com a dupla passagem pelas habituais classificativas Barcelos Oeste e Barcelos Sul, merecendo esta última particular destaque, pelo facto de também se disputar em sistema de “boucles”, outra das novidades deste ano e que fará certamente as “delícias” dos espectadores. A prova encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos, no traçado habitual, terminando no centro da cidade.

Homenagem à Diabolique Motorsport

Este RallySpirit 2024 é dedicado, com grande honra por parte da organização, à Diabolique Motorsport, de Miguel Oliveira. “Uma justa homenagem, devidamente apadrinhada pelo próprio filho, Miguel Pedro Oliveira, a uma equipa tão acarinhada por todos, responsável pelo lançamento de tantos talentos no desporto automóvel em Portugal e coroada com diversos títulos, entre os quais os Campeonatos Nacionais de Ralis conquistados pela eterna dupla Joaquim Santos/Miguel Oliveira”, refere a organização, em comunicado.

Carros de rali lendários estão de regresso às estradas do minho
Foto: DR

Começando pelo próprio cartaz do evento, onde é ostentado o mítico Ford RS200, são diversas as ações previstas em torno do tema “Diabolique”, que terão como um dos pontos mais altos a participação confirmada de uma exclusiva montra histórica com a maioria dos antigos carros da equipa: Porsche 911 RS 2.8, Ford Escort MK2, Ford RS200, Ford Sierra RS Cosworth e Ford Sierra Cosworth 4×4.

Tratando-se de uma homenagem já prevista, o recente falecimento de Joaquim Santos trará a esta edição uma “dose de emotividade acrescida”, pelo que RallySpirit 2024 “não poderia deixar de o evocar através de um tributo especial a anunciar brevemente”.

Carros lendários para todos os gostos

Este RallySpirit reúne, como sempre, alguns dos mais fantásticos carros que marcam a história dos ralis. Volta a constituir uma autêntica viagem no tempo através de veículos do Grupo B, “preciosidades” da dimensão do Ford RS200, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do Peugeot 205 T16, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o Opel Manta 400 ou o “precioso” Ascona 400 na versão especial Safari, estes três últimos também com as cores oficias.

Carros de rali lendários estão de regresso às estradas do minho
Carros de rali lendários estão de regresso às estradas do Minho 9

Haverá ainda a presença do exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa “raríssima aparição pública”.

Carros de rali lendários estão de regresso às estradas do minho
Carros de rali lendários estão de regresso às estradas do Minho 10

“O nosso objetivo sempre foi o de colocar o RallySpirit num patamar mais elevado e entre os seus pares a nível europeu. Estamos muito satisfeitos com a adesão que estamos a ter até ao momento e com a confirmação de um elevado número de participantes nacionais e de toda a europa, com modelos muito exclusivos e de excelente qualidade. Temos reforçado o compromisso com as câmaras municipais envolvidas, que sentimos cada vez mais próximas do projeto. Neste particular, gostaria de salientar o empenho dos Municípios de Barcelos, Porto, Gaia, Vila Verde, Terras de Bouro e Santo Tirso, bem como o recente envolvimento da autarquia de Braga. Estamos muito empenhados em mais uma edição memorável, estando certos de que esse será o melhor agradecimento que poderemos dar a todos os participantes, espetadores e patrocinadores”, diz Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Investigadores portugueses estão a desenvolver medicamento antiviral de largo espetro

Investigadores portugueses estão a desenvolver medicamento antiviral de largo espetro

Próximo Artigo
Lugar de freguesia de famalicão mostra "bairrismo" e reata tradição com 60 anos

Lugar de freguesia de Famalicão mostra "bairrismo" e reata tradição com 60 anos

Artigos Relacionados