Um simulacro de incêndio num barco de pesca, durante a faina, vai testar, na sexta-feira, a capacidade de resposta dos meios de segurança e socorro de Viana do Castelo, disse hoje o capitão do porto local.
Este simulacro constitui o primeiro de dois que se pretende levar a efeito com o objetivo certificar o Plano Prévio de Intervenção (PPI), e visa preparar a intervenção e a resposta de todos os Agentes de Proteção Civil (APC) que concorrem para a segurança e socorro, bem como todos os que cooperam nesta matéria, facultando assim uma melhor gestão integrada dos recursos disponíveis”, afirmou à agência Lusa o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Raul Risso.
O simulacro, que vai decorrer a partir das 15:00, no rio Lima, próximo do clube de vela da cidade, vai decorrer a bordo da embarcação de pesca “Sempre em Frente”, numa parceria com a Associação de Pescadores Vianapesca.
“Após o pedido de ajuda lançado pelo barco de pesca, será acionada uma embarcação semirrígida da capitania que levará a bordo uma motobomba para combater as chamas. A semirrígida transportará ainda meios do INEM para estabilizar dois tripulantes feridos, um por inalação de fumo e outro com queimaduras”, especificou.