A Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto, foi elevada a santuário, no dia 27 de setembro, por decreto de José Cordeiro, arcebispo primaz da Arquidiocese de Braga.
De acordo com a paróquia de São Martinho de Arco de Baúlhe, a elevação a santuário deveu-se à “prova inequívoca da manifestação do culto mariano, comum à devoção fervorosa desde o século XVII e da peregrinação anual marcada por uma profunda espiritualidade”.
Para esta elevação, foi também decisiva a “manifestação unânime do clero do Arciprestado de Cabeceiras de Basto, a favor da elevação da Capela de Nossa Senhora dos Remédios a Santuário”.
“Este santuário será, antes de tudo, lugar de experiência com Deus, por meio de Nossa Senhora dos Remédios. Através da vivência dos sacramentos, das peregrinações procuraremos espelhar o rosto de uma Igreja Sinodal e Samaritana”, refere o pároco Rui Filipe, em comunicado.
Para assinalar esta elevação, vão decorrer celebrações no fim-de-semana de 24 a 26 de novembro, que culminará com a celebração eucarística de elevação a santuário com o arcebispo José Cordeiro.