CAO da CERCI Braga nasce na antiga escola de Navarra

Cao da cerci braga nasce na antiga escola de navarra

A cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Cerci Braga, em Navarra, nas antigas instalações da EB1/JI de Navarra decorreu no passado sábado.

As obras de remodelação do edifício estão avaliadas em 250 mil euros e a sua conclusão está prevista para março do próximo ano. A nova valência irá permitir à instituição prestar uma resposta mais alargada e com maior qualidade na área da deficiência intelectual e multideficiência, alargando para 30 o número de utentes. As novas instalações vão também permitir à Cerci cumprir os requisitos legais para poder estabelecer um protocolo de colaboração com a Segurança Social.

Cao da cerci braga nasce na antiga escola de navarra 1

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a concretização desta resposta social permite dar mais um passo no sentido de colmatar a lacuna existente na região ao nível do apoio aos cidadãos com deficiência.

“Vemos com bons olhos o trabalho extremamente valioso que é efetuado pelas instituições locais em benefício de uma franja da população que carece de especial atenção e apoio”, referiu.

O Município apoia o projeto através da cedência da antiga EB1/JI de Navarra à Cerci e pela via de atribuição de um financiamento direto, o que acontece pela segunda vez, após a atribuição de igual apoio ao CAO da AIA em Palmeira.

“Estamos disponíveis para auxiliar valências e projetos que visem responder a desafios sociais e dotar o concelho de respostas em áreas que ainda estão por suprir, como é o caso”, afirmou.

O valor da requalificação será suportado por verbas até agora angariadas pela instituição, que contraiu também um empréstimo bancário, e pelo apoio de muitas empresas que se associaram à causa, sobretudo através da campanha ‘Azulejo Mágico’, que consiste na inscrição, num painel de azulejos que ficará na entrada do edifício, de todos os que contribuírem com dinheiro ou materiais para a realização da obra. A iniciativa é destinada sobretudo a empresas que se queiram associar ao projeto.

Nesse sentido, Ricardo Rio desafiou a sociedade civil a associar-se e a apoiar os projetos de cariz social.

“É responsabilidade de todos contribuir para o sucesso de projetos que beneficiam a comunidade no seu todo. É com este espírito de partilha, entreajuda e generosidade entre os agentes que podemos criar respostas cada vez mais qualificadas na área social”, sublinhou, elogiando também o contributo decisiva da Segurança Social e o diálogo profícuo que tem estabelecido com o Município e as diversas instituições do concelho.

Além de Ricardo Rio, a cerimónia contou com a presença do diretor da Segurança Social de Braga, Rui Barreira, dos empresários que apoiam esta causa e das famílias dos utentes.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Parte da fatura com lixo em guimarães será paga pelos sacos comprados pelos munícipes

Parte da fatura com lixo em Guimarães será paga pelos sacos comprados pelos munícipes

Próximo Artigo
Empresa do setor das tintas de famalicão aposta na “inovação” para gerar emprego

Empresa do setor das tintas de Famalicão aposta na “inovação” para gerar emprego

Artigos Relacionados