O cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Braga, Torcato Ribeiro, defendeu ontem, em Guimarães, o aumento das reformas e pensões, considerando o aumento da esperança média de vida um fator de peso para a concretização da proposta.
- Anúncio -
O candidato falava à margem de um comício realizado na Praça do Toural, em Guimarães, uma Tribuna Pública em defesa do aumento das reformas e pensões. Em comunicado, o partido assinala que “vários candidatos da CDU abordaram a situação dos reformados e pensionistas e a necessidade de defender os seus direitos e condições de vida”.
“O aumento da esperança de vida é uma marca de progresso civilizacional, que deve ser valorizada e prosseguida. Importa garantir que mais anos de vida são acompanhados de melhores condições de vida. Portugal tem de garantir justiça social a quem contribuiu para este país com uma vida inteira de trabalho, com uma melhor distribuição da riqueza produzida e a solidariedade geracional, combatendo a esmola e o assistencialismo, atentatórios da dignidade humana”, disse Torcato Ribeiro, em comunicado.

O cabeça de lista destacou o compromisso de pugnar pela “atualização anual de todas as pensões, incluindo das que estiveram congeladas, assegurando a reposição e valorização do poder de compra, com um valor mínimo em 2022 de 10 euros”.
Pretende ainda “garantir melhores pensões no futuro valorizando hoje os salários, as carreiras e as profissões e combatendo e erradicando a precariedade”.
Quer ainda o reconhecimento das “longas carreiras contributivas, assegurando o direito à reforma com 40 anos de descontos e acabar com o factor de sustentabilidade”, bem como “repor a idade de reforma aos 65 anos e eliminar penalizações sobre os pensionistas empurrados para reformas antecipadas”.

E concluiu: “Urge assegurar uma rede pública de equipamentos e serviços de apoio à terceira idade e à deficiência, designadamente com a implementação de uma rede pública de lares de âmbito nacional e articulação das valências de Apoio Domiciliário e Centros de Vida e de Dia”.
As eleições legislativas estão marcadas para o próximo dia 30 de janeiro.