Campeonato do Mundo de Clubes vai mudar radicalmente

Decisão “histórica”
Campeonato do mundo de clubes vai mudar radicalmente
Foto: Twitter

A China vai organizar o Campeonato do Mundo de Clubes de 2021, um novo formato que incluirá 24 equipas, anunciou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, que considerou a decisão como “histórica”.

O anúncio ocorreu após uma reunião do Conselho da Federação Internacional de Futebol, em Xangai, com a escolha a recair sobre o país asiático por “unanimidade”, apontou Gianni Infantino.

A decisão ilustra a crescente ambição da China no futebol e pode abrir caminho à organização de um Campeonato do Mundo, um objetivo já assumido pelo presidente chinês, Xi Jinping.

A versão atual do Campeonato do Mundo de Clubes é composta por sete equipas, incluindo a vencedora da Liga dos Campeões Europeus.

A nova versão do Campeonato do Mundo vai incluir 24 equipas, pelo menos oito europeias, e realizar-se-á a cada quatro anos, em substituição da Taça das Confederações, a prova que juntava as seleções vencedoras dos campeonatos dos respetivos continentes.

A nova versão, que arranca em junho de 2021, não conta com o apoio do órgão dirigente do futebol europeu, a UEFA, e a Associação Europeia de Clubes, que disseram já que vão boicotar o novo modelo da prova.

As edições de 2019 e 2020, ainda no formato antigo, vão realizar-se no Catar.

O país do médio oriente vai usar os dois torneios para fazer uma preparação logística dos estádios e infraestruturas erguidas para o Mundial de 2022.

A FIFA anunciou ainda que vai duplicar o orçamento para o futebol feminino para mil milhões de dólares (898 milhões de euros), nos próximos quatro anos. “O Conselho [da FIFA] decidiu alocar 500 milhões, para além dos 500 milhões já previstos”, afirmou Gianni Infantino.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sc braga vence na turquia, segue líder do grupo e dá mais pontos a portugal no ranking da uefa

SC Braga vence na Turquia, segue líder do grupo e dá mais pontos a Portugal no ranking da UEFA

Próximo Artigo
Braga soma décimo jogo sem perder na europa. Sá pinto iguala recorde de jesus

Braga soma décimo jogo sem perder na Europa. Sá Pinto iguala recorde de Jesus

Artigos Relacionados