Campeã de Viana ganha um cão-guia: “Não há limites para o que poderemos conquistar juntos”

Foto: DR

A jovem surfista Marta Paço, de Viana do Castelo, que é cega de nascença, ganhou a companhia de um cão-guia.

O Ginko, “um dos primeiros Golden Retreviers cão-guia em Portugal”, foi treinado na Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, em Mortágua, no distrito de Coimbra.

Passaram a última semana em “descoberta mútua” e de “conexão profunda”, que permitiu ultrapassar “qualquer barreira física”.

“É o início de uma incrível história de amizade e parceria! Cada momento foi uma experiência única! Desde os primeiros passos juntos até a exploração das ruas de Mortágua, Viseu e Coimbra… Desenvolvemos uma linguagem própria, baseada em sinais, toques e confiança mútua”, nota a atleta, numa publicação no Facebook.

Sublinha que Gingko é um “cão-guia habilidoso” e que, no curto período em que estão juntos, já mostrou a sua “amizade leal sempre pronto” para a “acompanhar” e com “muita vontade” de a guiar com “segurança pelo mundo.

“A história da primeira semana de união é um testemunho inspirador do poder da amizade, da superação e da conexão entre humanos e animais. Com amor, confiança e dedicação, não há limites para o que poderemos conquistar juntos”, conclui Marta Paço.

Em 2023, Marta Paço, natural da freguesia de Outeiro, sagrou-se tricampeã do mundo de surf adaptado, durante o campeonato que decorre em Huntington Beach, na Califórnia, Estado Unidos da América.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x