Caminha. Novo cais dos pescadores deve ficar pronto no início de 2018

O novo cais para os pescadores de Caminha estará pronto no início de 2018. Os trabalhos estão a evoluir e foi esta semana feito o ponto da situação, com visita à obra, em que participaram todos os intervenientes. A modernização, com implementação de condições de segurança e funcionalidade, é um desejo da classe piscatória com mais de quatro décadas.

A obra começou em finais de junho, num investimento global de cerca de 900 mil euros, que contempla a requalificação e revitalização da Frente Ribeirinha da sede do concelho.

Guilherme Lagido e Rui Lages, respetivamente vice-presidente e vereador da Câmara Municipal; o capitão-tenente Cervaens Costa, comandante da Capitania do Porto de Caminha; Augusto Porto, presidente da Associação de Profissionais de Pesca do Rio Minho e Mar; um administrador da Docapesca e os empreiteiros (obra e empresa responsável pela fiscalização dos trabalhos) foram alguns dos participantes nesta visita

No decurso da visita foram explicadas algumas soluções técnicas adotadas, fruto de ajustes normais neste tipo de intervenções, inclusive sugeridos também pelos representantes dos pescadores.

A modernização do Cais de Pesca integra o projeto de requalificação da marginal de Caminha, e prevê, especificamente, o aumento da área útil do cais, o prolongamento da ponte-cais, a reparação/beneficiação da rampa-varadouro e das estruturas para amarração as embarcações e recuperação das escadas para acesso às embarcações, a instalação de um novo guincho na rampa e o incremento da capacidade de atracação dos barcos. O investimento é financiado pelo Programa Operacional Mar 2020 em 75%.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x