Seguir o O MINHO

Alto Minho

Caminha com recreios de escolas “mais bonitos e seguros”

Educação

em

JI de Moledo. Foto: Divulgação / CM Caminha

Os alunos do Jardim de Infância de Moledo e das Escolas Básicas de Lanhelas e Vilarelho, em Caminha, passam a ter recreios “mais bonitos e seguros”, após obras de reabilitação, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara de Caminha adianta que, em parceria com a União de Freguesias de Moledo e Cristelo, Associação de Pais da EB1 de Vilarelho e Junta de Freguesia de Lanhelas, procedeu a intervenções nos recreios das referidas escolas, “com os objetivos de os tornar espaços adequados, funcionais, seguros e atrativos, que estimulem a imaginação e as brincadeiras das crianças”.

O recreio do Jardim de Infância de Moledo foi alvo de uma “alteração de fundo”.  O espaço exterior foi repavimentado com um piso mais seguro e em relva sintética. Também as escadas foram cobertas com o mesmo piso, tornando-as menos perigosas. Para tornar o espaço mais chamativo, o piso foi pintado com ilustrações alusivas à praia, onde se vê o mar, peixes e a areia, bem como com jogos tradicionais, números, entre outras figuras, onde as crianças podem “dar asas à imaginação” e aprender a brincar.

EB1 Vilarelho. Foto: Divulgação / CM Caminha

EB1 Lanhelas. Foto: Divulgação / CM Caminha

O recreio da EB1 de Lanhelas foi também requalificado, “tornando-se um espaço de aprendizagem adequado às necessidades lúdicas, sociais e físicas das crianças”. Segundo a Câmara, “este espaço era pobre, sem qualquer atrativo e estímulo para as crianças”. Assim, a intervenção, inserida no Projeto School4All “Recreios Lúdicos”, contou com a colaboração dos artistas Mário Rebelo e Olga Loureiro e consistiu na pintura de um mural alusivo à freguesia, onde se pode ver, por exemplo, o rio Minho e o carocho, e de diversos jogos tradicionais educativos, onde os alunos podem aprender brincando. Para além do mural e jogos tradicionais, o recreio conta agora com um pomar e uma pequena horta pedagógica.

Também os alunos da EB1 de Vilarelho iniciaram o presente ano letivo com um recreio renovado e mais seguro, onde podem correr e saltar em segurança. Esta intervenção de substituição do pavimento em relva sintética resulta de um pedido da Associação de Pais.

Populares