Seguir o O MINHO

Ave

Camélias foram mote para geminação luso-espanhola entre Celorico de Basto e Cambados

Celorico de Basto, Capital das Camélias

em

Foto: Facebook de Município de Celorico de Basto (em Cambados)

A tradição das camélias nos municípios de Celorico de Basto e de Cambados, na região espanhola da Galiza, foi o mote da geminação hoje formalizada entre as duas autarquias.

Numa cerimónia realizada no Paços do Concelho de Celorico de Basto, com a presença dos dois presidentes, foi destacado que a aproximação entre as autarquias dos dois lados da fronteira começou com a Festa Internacional das Camélias, que há vários anos, em março, se realiza no município português e que tem atraído produtores de Cambados.

À cerimónia de hoje assistiu o presidente da Associação Ibérica da Camélia, José Maria Mouta, apresentado como o impulsionador da geminação,

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara de Celorico de Basto, disse à Lusa que as camélias foram importantes para desencadear a geminação, mas assinalou que se pretende ir mais longe neste processo de aproximação entre os dois territórios, nomeadamente nas áreas cultural, social, desportiva e económica.

Os vinhos e a gastronomia foram outros dos pontos destacados, recordando o autarca que Celorico de Basto é um dos maiores produtores de vinho verde e que Cambados tem tradição no vinho alvarinho.

“Há potencial e conjugação de esforços para fazermos projetos económicos integrados, de âmbito europeu, com o apoio dos governos nacionais e da União Europeia”, indiciou.

Na cerimónia, a presidente do ‘Ayuntamiento’ de Cambados, Fátima Abal Roma, disse esperar que a geminação hoje acordada ajude a aproximar o norte de Portugal e a Galiza.

“Somos muito parecidos e com muitas coisas em comum”, disse, mostrando-se segura de que será possível materializar vários projetos comuns nas áreas cultural e desportiva, para além das camélias.

Para assinalar a geminação, os autarcas dos dois municípios descerraram uma placa no jardim dos Paços do Concelho de Celorico de Basto.

Populares