Seguir o O MINHO

Ave

Câmara de Fafe assume aumento de taxas nos resíduos para não sobrecarregar famílias

Após novo tarifário da Resinorte

em

Foto: Divulgação / CM Fafe

A Câmara de Fafe aprovou esta quinta-feira o tarifário do serviço de gestão de resíduos urbanos para o ano de 2022, assegurado o diferencial de preço após aumento praticado pela empresa de recolha Resinorte.

Em comunicado, a autarquia cita o vereador Raúl Cunha, que garantiu que o município “vai assegurar essa despesa, não onerando as famílias, sobretudo num período desafiante ainda muito marcado pelas dificuldades provocadas pela pandemia”.

O vereador afirmou ainda que o Município de Fafe “tem percorrido um caminho de sensibilização dos cidadãos, que terá de intensificar-se, tendo em vista aumentar a separação de resíduos e levar a população a usar mais os ecopontos e a fazer mais separação do lixo”.

“O objetivo é que aquele lixo que pode ser reciclado seja efetivamente depositado nos ecopontos, pois isso permite otimizar o sistema porque a taxa só é aplicada nos resíduos depositados em aterro”, apelou.

Entre os assuntos da agenda, foi também aprovado, por unanimidade, um apoio à Academia de Música José Atalaya para o normal funcionamento da instituição e pela cooperação no ensino da música e desenvolvimento motor dos alunos do pré escolar, uma opção que o executivo entende “ser de grande relevância para os mais novos”.

Foi aprovado por unanimidade a atribuição de um apoio à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fafe para a realização da Festa de Natal, tendo sido destacado o importante papel desta associação na “inclusão social e consequente redução do isolamento, promoção de um envelhecimento ativo e a melhoria das condições de vida da população sénior”.

O presidente da Câmara, Antero Barbosa, ressalvou que “se a iniciativa não se realizar por força da evolução da pandemia, este apoio ficará suspenso”.

A atribuição de um subsídio de apoio COFAFE – Cooperativa Dos Produtores Agrícolas de Fafe, pela promoção de Corridas de Cavalo a Passo Travado, desporto de grande tradição e muito apreciado pela população, também foi aprovada por unanimidade.

Na mesma linha, o executivo aprovou por unanimidade a atribuição de um apoio no valor de 11.500 euros à Associação Alternativa – Associação Cultural e Desportiva, pela organização de uma prova inscrita no Campeonato Nacional de Enduro CFL 2021, validado pela Federação de Motociclismo de Portugal, que contará com a participação de mais de 300 desportistas nacionais e internacionais e que decorre entre 19 e 21 de novembro em Fafe.

Nos assuntos da ordem dia dia, foram aprovadas as minutas de protocolo para pagamento faseado de apoios anteriormente votados e a atribuir a três associações desportivas do concelho – Operário Futebol Clube de Antime, Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares e Arões Sport Clube.

Durante a sessão, foram aprovados a realização de trabalhos complementares no projeto de Reabilitação do Espaço Público da Zona Envolvente ao Bairro da Cumieira e aprovado o protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Mondim de Basto tendo em vista apoio temporário do Médico Veterinário do Município de Fafe.

O executivo aprovou ainda os regulamentos dos concursos do Prémio Dr. Maximino de Matos, do Prémio Literário A. Lopes De Oliveira/Câmara Municipal de Fafe – Estudos Históricos-Socias e do Prémio de História Local “Câmara Municipal de Fafe”, promovidos pela Câmara Municipal de Fafe há vários anos.

No âmbito do planeamento urbanístico, foi aprovado o reinício e abertura do procedimento de elaboração da 2.ª Revisão do Plano Diretor Municipal.

Nos assuntos da ordem do dia constavam também processos ligados a obras particulares. Todos estes pontos foram aprovados por unanimidade.

Centro de vacinação regressa ao Multiusos

No período antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa anunciou a reabertura para esta sexta-feira da Unidade Municipal de Vacinação no Pavilhão Multiusos, destacando que “o objetivo é que antes do Natal possamos vacinar toda a população”. “Ao reabrirmos este espaço para a administração da vacina, garantimos melhores condições de segurança e conforto aos utentes” referiu.

Ainda sobre a evolução da pandemia, o presidente da Câmara apelou aos fafenses “para mantenhamos todos os cuidados, para que possamos superar este período de inverno, que por si só já comporta riscos e transporta algumas preocupações”.

Populares