Câmara de Caminha salda dívida de 500 mil euros e cumpre decisão judicial

Não pagamento de rendas e não devolução de prédio a particular
Câmara de caminha salda dívida de 500 mil euros e cumpre decisão judicial
Foto: DR

A Câmara de Caminha pagou esta semana os últimos 200 mil euros em dívida ao proprietário de um prédio que arrendou em 1999, por não pagar as rendas nem devolver o edifício nas condições acordadas, revelou hoje a autarquia.

Em 2012, a sentença do Supremo Tribunal de Justiça condenou o executivo municipal “a executar obras e a pagar todas as rendas vencidas e respetivos juros, num total superior a 600 mil euros”.

Em causa está um edifício situado na Travessa do Tribunal, naquela vila do Alto Minho, que havia sido arrendado em 1999 para a instalação provisória de serviços municipais.

Face ao não pagamento de rendas e à não devolução do prédio ao particular, o caso foi parar aos tribunais.

Com o pagamento dos últimos 200 mil euros em dívida, a Câmara, liderada pelo socialista Miguel Alves, “pôs termo a um processo que se iniciou em 2005, quando o município decidiu deixar de pagar as rendas do edifício que o serviço de obras ocupava na Travessa do Tribunal, em pleno centro histórico de Caminha, deixando acumular uma dívida superior a meio milhão de euros”.

Em dezembro de 2014, a Câmara anunciou a contração de um empréstimo bancário no valor de um milhão de euros para pagar “indemnizações relativas a processos judiciais em que anterior executivo foi condenado”, entre eles, o “mais grave”, relativo ao não pagamento de rendas e à não devolução” do prédio em questão.

“As obras foram realizadas em 2016 tendo sido entregues as chaves e, desde 2017 até agora, a Câmara procedeu ao pagamento da indemnização em que foi condenada, num valor global superior a 500 mil euros.

Este processo com 19 anos terminou agora com “o pagamento dos últimos 200 mil euros em dívida”, sublinha a nota hoje enviada à imprensa.

O negócio do arrendamento do imóvel foi efetuado durante o exercício do anterior executivo, liderado por Júlia Paula Costa, do PSD.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Gnr multou icnf por falta de limpeza da mata nacional de leiria

GNR multou ICNF por falta de limpeza da Mata Nacional de Leiria

Próximo Artigo
Associação de defesa de animais selvagens pede a arcos de valdevez que anule evento de caçadores

Associação de defesa de animais selvagens pede a Arcos de Valdevez que anule evento de caçadores

Artigos Relacionados