Câmara de Braga baixa taxa de IMI em 3% para prédios urbanos

Política
Câmara de braga baixa taxa de imi em 3% para prédios urbanos
Foto: Thiago Correia / O MINHO / Arquivo

A Câmara de Braga vai diminuir a taxa do Imposto Municipal para Imóveis (IMI) para prédios urbanos em 3%,o que significa uma “perda” de cerca de um milhão de euros de receitas e fixa aquela taxa em 0,34%.

A decisão foi tomada esta manhã, durante e reunião do executivo camarário, estando em cima da mesa uma proposta da CDU que previa que a taxa sobre o IMI fosse reduzida em 5% (passando a ser de 0,325), mas por contra proposta do executivo, a descida de IMI a cobrar aos prédios urbanos foi aprovada e fixada nos 3%.

As autarquias podem cobrar ate ao máximo de 0,4% de taxa de IMI, sendo que em Braga a taxa praticada era de 0,35 e a descida hoje aprovada foi a primeira desde que o executivo PDS/CDS-PP/PPM tomou posse.

Em 2019, a autarquia arrecadou em sede de IMI 25 milhões de Euros, valor que com a proposta apresentada deverá diminuir “em cerca de um milhão” em 2020.

“Não é aquela que esperávamos e que propusemos. Há vantagens e desvantagens na contraproposta do município. É uma redução ainda muito baixa, consideramos, mas ainda assim é uma redução, pelo que votaremos favoravelmente”, explicou, no decorrer da reunião, o vereador da CDU Carlos Almeida, quando confrontado com a contraproposta da maioria.

Para o PS, esta é uma “redução salutar e de bom senso face às dificuldades” que a população enfrente.

“Como nos cabe zelar pelos interesses dos munícipes e havendo esta vontade política, o nosso voto será igualmente favorável”, explicou o líder da oposição socialista, Artur Feio.

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, Rio repetiu o porquê de a proposta inicial da CDU não ser viável.

“É a primeira descida desde que sou presidente, tomamos com algum sacrifício, todos têm a noção daquilo que é a situação financeira do município, dos encargos que tem que suportar e da importância que esta receita tem para financiar a atividade municipal”, explicou.

“Ainda assim, não deixamos de reconhecer que estas dificuldades são partilhadas por muitos cidadãos e empresas e não podendo ir a um alcance tão grande como aquela que a CDU propôs, mas obviamente reconhecendo que é possível mitigar o esforço das famílias, aceitamos”, finalizou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ipvc em luto por aluno que morreu em queda de carro ao rio em arcos de valdevez

IPVC em luto por aluno que morreu em queda de carro ao rio em Arcos de Valdevez

Próximo Artigo
Cinco detidos por tráfico de droga organizado na póvoa de varzim e em vila do conde

Cinco detidos por tráfico de droga organizado na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde

Artigos Relacionados