Seguir o O MINHO

Braga

Câmara de Braga apoia associação com 6 mil euros para recolha de animais de rua

Abrigo da Luna

em

Foto: Abrigo da Luna / Facebook

A Câmara de Braga vai apoiar financeiramente, com seis mil euros, a Associação de Proteção e Adoção de Animais sem Lar – Abrigo da Luna para que esta compre o material necessário à sua recolha e captura na rua.

O protocolo entre as partes, assinado pelo vereador Altino Bessa e pela direção do ‘Abrigo da Luna’, prevê a atribuição de um apoio financeiro, de mil euros para aquele fim, e a disponibilização de cheques-veterinários, até ao limite de cinco mil euros.

O documento, aprovado na última reunião de Câmara, tem em conta que “constitui competência da câmara municipal a de proceder à captura, alojamento e abate de canídeos e gatídeos, bem como deliberar sobre a deambulação e extinção de animais considerados nocivos, podendo apoiar atividades de interesse para o município, incluindo aqueles que contribuam para a promoção da saúde e prevenção de doenças”.

Controlo das populações

E acrescenta: “Na sequência das políticas de proteção e preservação animal o Município celebrou já com várias associações a implementação do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução). Os programas CED permitem o controlo das populações de felinos no concelho, sendo que a parceria com as associações permite acompanhar e monitorizar as colónias de animais errantes”.

Lembra, também, que “as associações de defesa animal desempenham um papel fundamental e decisivo na prossecução dos interesses dos animais e da população”, e que a Lei nº 75/2013 estatui que compete à Câmara Municipal apoiar atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa ou outra de interesse para o município, incluindo aquelas que contribuam para a promoção da saúde e prevenção das doenças”.

E conclui: “O interesse público de que esta iniciativa se reveste é uma mais valia para as populações do município”.

Populares