O aviso laranja devido ao tempo quente para Braga e Viana do Castelo vigorará até às 21:00 de quarta-feira, enquanto Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Castelo Branco e Coimbra estarão sob aviso vermelho, informou hoje o IPMA.
Os distritos do Minho estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave, que vigorará até às 21:00 de quarta-feira, que passará para aviso amarelo, o menos grave, a partir das 23:00 de hoje, de acordo com o IPMA.
Segundo o IPMA, não estão previstos avisos de tempo quente para o Minho na quinta-feira, referiu.
Sete distritos de Portugal a vermelho
Na manhã de segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido ao tempo quente, a aplicar em sete dos 18 distritos de Portugal continental, iria vigorar das 00:00 de terça-feira até às 10:00 de quinta-feira.
Após uma atualização da situação meteorológica, o IPMA comunicou hoje que o aviso vermelho nesses sete distritos, associado à “persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima”, irá vigorar até às 21:00 de quarta-feira.
Avisos são atualizados várias vezes ao dia
Em declarações à agência Lusa, Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, reforçou que “todos os avisos são atualizados, normalmente são atualizados várias vezes ao dia, no mínimo duas vezes por dia”, indicando que os avisos de tempo quente como os de tempo frio “são avisos diários”, diferentes dos avisos de precipitação ou de rajada.
“Para quarta-feira, temos os mesmos distritos com aviso vermelho. Todos os restantes com aviso laranja, com exceção de Faro, que passa a aviso amarelo”, disse Ângela Lourenço.
De acordo com a meteorologista do IPMA, na quinta-feira não está previsto qualquer aviso vermelho para distritos de Portugal continental, prevendo-se que Bragança e Guarda estejam sob aviso laranja e Viseu, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branca e Portalegre sob aviso amarelo.
Para os restantes distritos, designadamente Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria,
“Até ao final da semana, a situação vai melhorando gradualmente, ou seja, as temperaturas vão começar a descer, gradualmente, e prevê-se que as temperaturas fiquem mais próximas daquilo que é normal para a época do ano, com cada vez menos distritos com aviso”, declarou Ângela Lourenço, adiantando que na sexta-feira é possível que ainda ocorram distritos sob aviso amarelo de tempo quente, eventual no interior no interior do Alentejo e no sul do país.