Os detetores de trovoada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registaram 70.496 descargas elétricas provenientes da trovoada, entre as 13:00 de sexta-feira e as 13:00 deste sábado, segundo dados consultados por O MINHO junto daquela entidade.
A maior parte dos raios (cerca de 50 mil), com descarga negativa, atingiram o solo, registando-se 11.654 descargas com elevado nível de energia (positivos).
Em comunicado enviado às redações nesta manhã de sábado, o IPMA sublinha o investimento que tem feito nos últimos anos no acompanhamento dos fenómenos climáticos, adiantando que foi lançado o concurso para a instalação de um detetor de trovoada em Viana do Castelo, semelhante ao que já existe em Braga.
Em todo o país apenas existem quatro detetores de trovoada certificados e utilizados pelo IPMA. Também em Loulé, no Algarve, será instalado um equipamento deste género.
Um raio pode chegar aos 20 quilómetros de comprimento e 40 mil quilómetros por segundo, atingindo corrente elétrica superior a 100Kamp.
A Rede de Descargas Elétricas Atmosféricas do IPMA possui quatro detetores, um deles localizado junto ao aeródromo de Braga, funciona desde junho de 2002, deteta e localiza “descargas elétricas atmosféricas (raios) no território continental e áreas oceânicas adjacentes”.
Os distritos de Viana do Castelo e Braga vão estar até às 22:00 horas deste sábado sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, segundo o IPMA.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.