Cada vez mais famílias pedem apoio às Misericórdias

Solidariedade
Cada vez mais famílias pedem apoio às misericórdias

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, disse hoje que o aumento dos pedidos de apoio de famílias a estas instituições sociais devido à crise “já se começa a notar” em algumas regiões.

O aumento dos pedidos de apoio por famílias “ainda não é generalizado, mas em alguns sítios já começa a haver sinais, como por exemplo o Barreiro ou o Algarve, regiões onde isso se começa a notar”, disse Manuel Lemos à Lusa em Ourique, no distrito de Beja, à margem de uma visita que está a realizar, hoje e quarta-feira, a algumas misericórdias da região.

Segundo Manuel Lemos, a inflação e o aumento dos custos com energia e combustíveis “estão a causar muitos, muitos problemas” no setor social, antevendo que este ano se venha a registar “um número recorde de instituições [sociais] com resultados negativos se o Governo, até lá, não tomar medidas”.

O presidente da UMP defendeu que seja concedido “um apoio extraordinário” às instituições sociais, “que são a grande ‘almofada social’ que está no terreno”.

Manuel Lemos elogiou o anúncio do Governo de taxar os lucros excessivos das empresas dos setores da energia e da distribuição alimentar, receita que será destinada à população mais vulnerável, através das entidades do setor social.

“É obviamente uma medida muito boa, que aliás outros países da Europa já tomaram”, afirmou.

Em declarações à Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, José Raul Santos, confirmou que estas entidades atravessam “um período difícil”, devido aos aumentos da inflação e dos custos com combustíveis e energia.

“Até 30 de setembro tivemos um aumento nos custos com energia de 42%, na ordem dos 13 mil euros, e ainda nos falta apurar os meses de outubro, novembro e dezembro. Isto é impensável”, disse.

Um quadro que levou o provedor da misericórdia alentejana a pedir “uma resposta muito clara e objetiva” do Governo, para fazer face ao que pode vir a ser “um descalabro”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Marcelo já nomeou comissão nacional das comemorações do 25 de abril

Marcelo já nomeou Comissão Nacional das Comemorações do 25 de Abril

Próximo Artigo
Tarifa social de energia alargada a famílias com rendimentos até 6. 272 euros

Tarifa social de energia alargada a famílias com rendimentos até 6.272 euros

Artigos Relacionados